A União Europeia (UE) e os Estados Unidos da América (EUA) emitiram uma declaração conjunta que estabelece um quadro para “relações comerciais e investimentos transatlânticos justos, equilibrados e mutuamente benéficos”. A declaração conjunta confirma em desenvolve o acordo político alcançado pela presidente Ursula von der Leyen e pelo presidente Donald Trump a 27 de Julho.
A declaração conjunta firma o compromisso de ambas as partes trabalharem para restabelecer a estabilidade e a previsibilidade do comércio e do investimento entre a UE e os EUA, em benefício das empresas e dos cidadãos. Constitui o primeiro passo num processo que fomentará o comércio e melhorará o acesso ao mercado em mais sectores. A declaração conjunta segue-se a intensas negociações conduzidas pelo Comissário da UE responsável pelo Comércio, Maroš Šefčovič, com os seus homólogos dos EUA, Howard Lutnick (Secretário para o Comércio) e Jamieson Greer (Representante dos EUA para o Comércio), avança uma nota de imprensa enviada pela Representação da Comissão Europeia em Portugal.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou: “a União Europeia procurará sempre os melhores resultados para os seus cidadãos e empresas. Confrontados com uma situação difícil, obtivemos resultados para os Estados-Membros e a indústria europeia e restabelecemos a clareza e a coerência do comércio transatlântico. Não se trata do final do processo. Continuamos a dialogar com os EUA para acordar mais reduções pautais, identificar mais domínios de cooperação e criar mais potencial de crescimento económico. Ao mesmo tempo, continuamos a diversificar as nossas parcerias comerciais internacionais, criando emprego e prosperidade na UE”.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
