Início / Agricultura / UNAC entrega prémio Árvore Nacional do Ano ao Eucalipto de Contige

UNAC entrega prémio Árvore Nacional do Ano ao Eucalipto de Contige

A UNAC – União da Floresta Mediterrânica vai entregar o prémio Árvore Nacional do Ano ao Eucalipto de Contige, “em ambiente de festa”, no próximo dia 14 de Fevereiro, pelas 14h30, em Sátão, no distrito de Viseu,

O Eucalipto de Contige foi o vencedor da 6ª edição nacional da Árvore do Ano, e está a representar Portugal no concurso internacional que decorre até 28 de Fevereiro, situando-se para já em 5º lugar.

O Concurso Árvore Europeia do Ano realiza-se desde 2011. Trata-se de uma iniciativa da UNAC – União da Floresta Mediterrânica que “todos os anos consciencializa mais 200 mil pessoas com a natureza, promovendo o cuidado e a preocupação com 16 árvores, a unidade de 16 comunidades locais em torno de uma causa e ainda o orgulho de 16 países na sua herança natural”.

Portugal tem desde 2018 elegido espécies características dos sistemas agroflorestais mediterrânicos que têm ficado entre o 1º (Sobreiro assobiador) e o 6º (Castanheiro de Vales) lugar do concurso europeu. Na última edição a Sobreira Grande alcançou o 3º lugar no concurso internacional com 70 563 votos, no qual foram registados no total 769 mil votos, tendo vencido a Carvalho de Dunin, eleito pela Polónia.

A esta iniciativa junta-se este ano o tree Hunter Rob McBride, reputado defensor das árvores longevas e notáveis pela Europa a fora, que afirma que as árvores, as pessoas e a cultura estão interligadas.

O Eucalipto de Contige é a maior árvore classificada de Portugal, pela Universidade de Aveiro, sendo de interesse público desde Agosto de 1964, onde pelas suas dimensões já era uma árvore notável.

Votações

O conjunto de árvores a votação este ano é bastante diversificado, incluindo espécies florestais como o eucalipto, agroflorestais como a azinheira e diversos carvalhos, várias fruteiras e alguns exemplares ornamentais, todos a votos aqui,

Será possível votar na árvore preferida até 28 de Fevereiro/2023 mas, as votações do concurso da Árvore do Ano tornar-se-ão secretas de 22 a 28 de Fevereiro. Desta forma, os apoiantes não conhecerão o vencedor até ao anúncio final. A cerimónia de entrega dos prémios regressa este ano ao Parlamento Europeu, no dia 21 de Março, no edifício József Antall.

Eucalipto de Contige | Satão, Viseu

Espécie: Eucalipto/Eucalyptus Globulus Labill
Idade: 144
Localidade: Contige – Sátão, Viseu

Nomeado por Freguesia de Sátão

Considerada “a maior árvore classificada de Portugal”, pela Universidade de Aveiro, localizada à beira da antiga EN 229, a sua plantação remonta a 1878, quando se abriu a Estrada das Donárias. Há alusões de propriedade a famílias do concelho, Garcia de Mascarenhas, de Rio de Moinhos e Xavier do Amaral Carvalho, famílias que no séc. XIX se uniram em casamento e eram vizinhas. A monumentalidade da árvore obrigou à sua manutenção, fazendo com que o perfil da estrada lhe faça a devida “vénia”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

ASAE apreende 9 toneladas de carne imprópria para consumo em entreposto ilegal no distrito de Évora

Partilhar              A ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica procedeu ao desmantelamento e suspensão total …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.