Início / Agricultura / Uma dieta 100% biológica reduz nível de pesticidas no corpo, diz estudo

Uma dieta 100% biológica reduz nível de pesticidas no corpo, diz estudo

Artigo de opinião de Sara Sousa, marketeer na Agroop

Um novo estudo da Universidade da Califórnia concluiu que uma alimentação inteiramente biológica reduz drasticamente o nível de pesticidas no corpo.

Os investigadores estudaram 16 pessoas (adultos e crianças) em quatro cidades dos Estados Unidos. Inicialmente, foram recolhidas amostras de urina, em que se detectou a presença de 14 pesticidas diferentes, com um potencial de exposição a 40 pesticidas no total.

Durante seis dias, os sujeitos do estudo adoptaram uma dieta 100% biológica. O resultado: uma queda de 60,5% dos níveis dos pesticidas no corpo.

Os pesticidas em que se observou maior redução foram a clotianidina – que geralmente é considerada segura para humanos, embora já se tenham levantado dúvidas -, o malatião – que vários estudos associaram a aumento do risco de cancro – e os clorpirifos, que já foram associados a aumento do risco do desenvolvimento de autismo.

Outros estudos já tinham chegado a conclusões semelhantes – no entanto, estes são de pequena dimensão e é necessária mais investigação.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Governo reúne Comissão da Seca sobre gestão da água no Algarve

Partilhar              A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES), presidida pela …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.