Início / Agricultura / UE reconhece que carne bovina, arroz e açúcar podem ser os mais afectados pelos acordos de livre comércio

UE reconhece que carne bovina, arroz e açúcar podem ser os mais afectados pelos acordos de livre comércio

Os ministros de Agricultura dos 28 países-membros da União Europeia (UE) debateram terça-feira, 15 de Novembro, as medidas a serem adoptadas para proteger o agro-negócio nos acordos de livre comércio que estão a ser negociados, como os dos Estados Unidos, Canadá e o Mercosul.

Aqueles responsáveis trocaram opiniões sobre o assunto com base num relatório que avalia os efeitos dos pactos comerciais sobre produtos como a carne bovina e os lacticínios.

O relatório alerta que a carne bovina, o arroz e o açúcar estão entre os produtos que poderiam ser os mais afectados pelos acordos de livre-comércio que a UE concluiu ou negoceia com outros países. O estudo examina uma ampla gama de produtos que representa 30% das exportações europeias.

França e Irlanda mostraram preocupação pelo possível impacto dos pactos sobre a carne bovina. O estudo também alerta para “eventuais perdas” no sector avícola. Os lacticínios e os produtos suínos, no entanto, estão entre os que mais podem beneficiar dos acordos, da mesma forma que as bebidas alcoólicas e o tabaco.

Próxima reunião em Janeiro

Os ministros da Agricultura europeus deixaram já marcada uma nova reunião para Janeiro de 2017, onde vão continuar a analisar o referido relatório, disse aos jornalistas a titular da pasta da Agricultura da Eslováquia, Gabriela Matecna, cujo país exerce neste semestre a presidência rotativa do Conselho da UE.

Por sua vez, o comissário europeu de Agricultura, Phil Hogan, disse que as conclusões do relatório apresentado serão levados em conta nas negociações com o Mercosul e pediu que os países da UE “moderem as expectativas” em relação à vulnerabilidade do sector bovino europeu.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CAP esclarece Programa Emparcelar para Ordenar em sessão gratuita

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, tendo em vista a apresentação e o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.