UE quer ouvir PME sobre estratégia Do Prado do Prato. Inquérito online até 28 de Outubro

A Comissão Europeia está a promover um inquérito dirigido a pequenas e médias empresas (PME) que visa apurar opiniões sobre a estratégia europeia Do Prado do Prato, integrada no Pacto Ecológico Europeu. Os empresários podem dar as suas opiniões até 28 de Outubro.

Explica o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação que o quadro para sistemas alimentares sustentáveis será uma lei-quadro horizontal que visa facilitar a transição para a sustentabilidade e assegurar que os alimentos colocados no mercado da União Europeia sejam cada vez mais sustentáveis.

Estabelecerá definições, princípios gerais e objectivos e criará as bases para os requisitos e responsabilidades a definir para todos os intervenientes no sistema alimentar da UE. Incluirá igualmente disposições relativas a um quadro de rotulagem em matéria de sustentabilidade dos alimentos e disposições relativas à contratação pública sustentável no domínio alimentar.

Por outro lado, procurará capacitar os consumidores e as autoridades públicas para fazerem escolhas alimentares sustentáveis. Serão também introduzidos novos sistemas de governação através do quadro para sistemas alimentares sustentáveis a fim de assegurar uma participação mais activa dos cidadãos e das partes interessadas.

Pode responder ao inquérito aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.