Início / Agenda / UE lança Prémios Produção Biológica. Candidaturas abrem a 25 de Março

UE lança Prémios Produção Biológica. Candidaturas abrem a 25 de Março

A União Europeia acaba de lançar os primeiros Prémios Produção Biológica na UE. Uma iniciativa da Comissão Europeia, do Comité Económico e Social Europeu (CESE), do Comité das Regiões Europeu, o COPA-COGECA e da IFOAM Organics Europe, anunciada hoje, 18 de Fevereiro.

Estes prémios vão galardoar a excelência ao longo da cadeia de valor da produção biológica, recompensando os melhores e mais inovadores agentes da produção biológica na UE.

As candidaturas estão abertas de 25 de Março a 8 de Junho de 2022. O anúncio dos vencedores será feito a 23 de Setembro de 2022.

Segundo um comunicado de imprensa da Comissão, estes prémios surgem no âmbito do Plano de Acção para o Desenvolvimento da Produção Biológica, adoptado pela Comissão em 25 de Março de 2021, para aumentar a sensibilização da produção biológica e aumentar a procura por produtos biológicos.

Serão distribuídos oito prémios em sete categorias:

  • Melhor Agricultora Biológica – Melhor Agricultor Biológico
  • Melhor Região Biológica
  • Melhor Cidade Biológica
  • Melhor Biodistrito Biológico
  • Melhor PME Biológica
  • Melhor Retalhista de Alimentos Biológicos
  • Melhor Restaurante biológico

O Comissário da Agricultura, Janusz Wojciechowski disse estar “orgulhoso por ver os Prémios Biológicos da UE tornarem-se uma realidade. Trabalhámos arduamente para garantir o estabelecimento de um Dia Biológico anual da UE, a cada 23 de Setembro, desde o ano passado. A produção biológica é e desempenhará um papel fundamental na transição para sistemas alimentares sustentáveis (…) Estes prémios são uma excelente oportunidade para celebrarmos e ao mesmo tempo promover exemplos de boas práticas em toda a UE”.

A produção orgânica foi identificada como desempenhando um papel fundamental na consecução dos objectivos do Pacto Ecológico Europeu, da Estratégia do Prado ao Prato e da Estratégia de Biodiversidade . Por isso, a Comissão estabeleceu o objectivo de aumentar a área agrícola na UE dedicada à agricultura biológica para 25% até 2030 e de aumentar significativamente a aquicultura biológica.

Saiba tudo sobre os Prémios Produção Biológica na UE e inscreva-se aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Estudo: UE prefere apoiar as plantas atractivas e isso pode afectar a biodiversidade

Partilhar              Um estudo internacional com Ronaldo Sousa, da Universidade do Minho (UMinho, diz que Programa Life …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.