A Representação da Comissão Europeia em Portugal, com a colaboração da Rede Rural Nacional e o apoio da Universidade de Évora, organiza nos dias 16, 17 e 18 de Outubro, em Évora, a AgriJovem, uma iniciativa dirigida a jovens estudantes com aspirações a desenvolverem uma actividade profissional no sector agrícola em Portugal. As candidaturas decorrem entre dia 1 de Julho até ao dia 25 de Julho de 2025.
Durante três dias, um grupo de 40 estudantes do ensino superior em Portugal será convidado a reflectir sobre várias políticas europeias com impacto directo na actividade agrícola no território nacional e europeu. Através de conversas e sessões práticas, o programa reúne protagonistas da política agrícola nacional e europeia, da academia, agricultores com experiência do sector e jovens agricultores em início de actividade, numa partilha de experiências que proporcionará aos participantes enriquecer o seu percurso académico e profissional, que seja mais consciente e informado sobre os desafios e oportunidades do sector, avança uma nota de imprensa da Representação da Comissão Europeia em Portugal.
“A AgriJovem é uma iniciativa para os jovens estudantes das ciências agrárias que procuram reflectir sobre os desafios do sector. Temas como gestão eficiente da água, tal como a Estratégia Europeia para a Resiliência da Água, que a comissão europeia apresentou este ano, estarão em destaque nesta iniciativa. Contamos com os jovens para contribuírem activamente para a troca de experiências e visões sobre a inovação e modernização da agricultura”, refere o Comissário Europeu para Agricultura e Alimentação, Christophe Hansen.
A AgriJovem procura promover uma melhor compreensão e sensibilidade para as políticas europeias, em particular da Política Agrícola Comum (PAC) no ensino das ciências agrárias em Portugal, assim como dar a conhecer as especificidades e importância do sector agrícola no contexto dos novos desafios da transição digital e energética.
Desde solos saudáveis, bem-estar animal, novas técnicas genómicas e sistemas alimentares sustentáveis, ao conhecimento, inovação e novas tecnologias, à competitividade e competências, os futuros profissionais do sector agrícola terão oportunidade de abordar estas temáticas durante o encontro.
Esta edição propõe ainda olhar para a Visão para a Agricultura e o Sector Alimentar, apresentada pela Comissão Europeia em Fevereiro deste ano, para fortalecer um sistema agroalimentar atractivo, competitivo, resiliente, orientado para o futuro e justo para as gerações actuais e futuras de agricultores e operadores do sector agroalimentar, realça a mesma nota.
No ano em que Portugal assinala 40 anos enquanto membro activo da União Europeia, esta edição da AgriJovem “proporcionará um momento de reflexão sobre o impacto da PAC nas últimas décadas, perspectivando também o seu futuro, que se pretende mais simples e centrado especialmente nos jovens agricultores”.
Esta será a segunda edição da AgriJovem. Mais informações sobre a edição de 2023 desta iniciativa da Representação da Comissão em Portugal podem ser consultadas aqui. Inscrições para a edição de 2025 aqui., a partir de 1 de Julho.
Para a Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa, “o sucesso da primeira edição da AgriJovem testemunhou o entusiasmo, curiosidade e sentido de responsabilidade com que os jovens olham para o futuro da agricultura. Em 2025, voltamos a reunir estudantes das ciências agrárias de todo o país com vontade de aprofundar o conhecimento sobre políticas europeias e reflectir sobre os desafios e oportunidades do setor agrícola em Portugal. Num ano em que a Comissão apresentou a sua Visão para a Agricultura e o Sector Alimentar, este encontro será também um contributo para fortalecer um modelo agrícola mais resiliente, justo e orientado para os jovens que irão moldar o futuro do sector na Europa”.
Já a directora de serviços do território e agentes rurais, da DGADR — Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Maria Custódia Correia, refere que “a Rede Nacional PAC congratula-se com a realização da AgriJovem 2025 — uma iniciativa que representa o entusiasmo, a criatividade e o compromisso da nova geração com o futuro da agricultura. Depois do sucesso da edição de 2023, amplamente reconhecida e bem recebida, esta nova edição volta a ser um terreno fértil para ideias inovadoras, onde o conhecimento partilhado hoje se transforma nas soluções sustentáveis de amanhã. Ao ‘Transferir Conhecimento e Impulsionar a Agricultura’, a Rede Nacional PAC reforça o seu compromisso com os jovens que hoje se preparam para liderar o amanhã”.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
