Início / Agricultura / UE introduz regras para vacinação contra a gripe aviária. Entram em vigor a 12 de Março

UE introduz regras para vacinação contra a gripe aviária. Entram em vigor a 12 de Março

A Comissão Europeia adoptou hoje, 20 de Fevereiro, no âmbito das medidas destinadas a fazer face à maior epidemia de sempre de gripe aviária na União Europeia (UE), a harmonização das regras relativas à vacinação dos animais contra as doenças mais graves. As novas regras foram hoje publicadas no Jornal Oficial e entrarão em vigor em 12 de Março.

No contexto da gripe aviária, serão introduzidas regras específicas para a vacinação, utilizada como medida para controlar ou prevenir a doença, refere uma nota de imprensa da Comissão. Deste modo, “será possível a circulação segura de animais e produtos a partir de estabelecimentos e zonas onde tenha sido efectuada a vacinação”.

E acrescenta que “as novas regras estão em conformidade com as normas internacionais da Organização Mundial da Saúde Animal e têm em conta os novos conhecimentos científicos disponíveis e a experiência adquirida com a aplicação das regras da União em vigor”.

Vacinação

Segundo as novas regras, não podem ser utilizadas vacinas que contenham o vírus vivo da gripe aviária, atenuado ou não. Os animais/espécies visados nestas novas regras são: aves de capoeira ou aves em cativeiro mantidas nos estabelecimentos incluídos no plano oficial de vacinação.

Acrescenta a legislação agora actualizada que “deve ser implementada vigilância laboratorial através de recolha de amostras para análise virológica de duas em duas semanas nos estabelecimentos onde tenha sido efectuada vacinação de protecção de emergência para detectar a ocorrência de infecção pelo vírus de campo da gripe aviária de alta patogenicidade (GAAP)”. A vigilância tem de permitir a detecção de uma prevalência de infecção pelo vírus da GAAP no estabelecimento vacinado de 5% ou menos com um nível de confiança de 95%.

Em caso de vacinação preventiva, deve ser implementada uma vigilância passiva reforçada nos estabelecimentos vacinados através de testes virológicos semanais a uma amostra representativa de aves mortas recolhida no prazo de uma semana. Após o início da vacinação, um veterinário oficial tem de efectuar a seguinte vigilância activa nos estabelecimentos vacinados, pelo menos de 30 em 30 dias, para detectar a ocorrência de infecção pelo vírus de campo da GAAP.

Mais informações sobre gripe aviária aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.