Início / Agricultura / UE define requisitos específicos para elaboração dos programas nacionais plurianuais de controlo de resíduos de pesticidas

UE define requisitos específicos para elaboração dos programas nacionais plurianuais de controlo de resíduos de pesticidas

A Comissão Europeia acaba de definir os requisitos específicos para a elaboração dos programas nacionais plurianuais de controlo de resíduos de pesticidas a elaborar pelos Estados-membros.

Os referidos programas nacionais devem basear-se nos riscos e ter como objectivo avaliar a exposição dos consumidores e a observância do Regulamento (CE) n.o 396/2005. Devem especificar, pelo menos, o seguinte:

  • os produtos a submeter a amostragem;
  • o número de amostras a colher e de análises a efectuar;
  • os pesticidas a analisar;
  • os critérios aplicados na elaboração dos programas, incluindo:

i) as combinações pesticida/produto a seleccionar,

ii) o número de amostras colhidas respectivamente para produtos nacionais e não nacionais,

iii) o consumo dos produtos como parte do regime alimentar nacional,

iv) o programa de controlo da União, e

v) os resultados de anteriores programas nacionais plurianuais de controlo.

Explica o Regulamento de Execução (UE) 2021/1355 da Comissão, de 12 de Agosto de 2021, que o artigo 110.o do Regulamento (UE) 2017/625 estabelece requisitos mínimos para o conteúdo dos planos nacionais de controlo plurianuais. Todavia, esses requisitos não consideram as disposições práticas específicas necessárias para a elaboração dos programas nacionais plurianuais de controlo de resíduos de pesticidas.

É, pois, apropriado definir requisitos específicos para a elaboração destes programas, que farão parte dos planos nacionais de controlo plurianuais. É sobretudo importante garantir que o sistema de controlo tem em conta o objectivo de avaliar a exposição dos consumidores e a observância do Regulamento (CE) n.o 396/2005, realça a Comissão.

O Regulamento de Execução (UE) 2021/1355 entra em vigor no dia 3 de Setembro de 2021, mas  apenas é aplicável a partir de 15 de Dezembro de 2022.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 more

Verifique também

Produtores de leite da Póvoa de Varzim em risco de falência pedem para serem pagos ao preço mínimo de 38 cêntimos/litro

Partilhar             more  Caso não exista um aumento do preço do leite a breve prazo, toda a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.