Início / Agricultura / UE faz auditoria aos sistemas de controlo de alimentos biológicos

UE faz auditoria aos sistemas de controlo de alimentos biológicos

O Tribunal de Contas Europeu (TCE) está a realizar uma auditoria aos controlos dos alimentos biológicos na União Europeia. Quer saber se os consumidores podem confiar na certificação.

Os auditores vão examinar o sistema de controlo que rege a produção, transformação, distribuição e importação de produtos ecológicos, e vão avaliar se os consumidores podem confiar mais agora de que os produtos são realmente biológicos do que aquando da última auditoria do Tribunal, de 2012 (aqui em espanhol).

A produção biológica é uma forma de produção de alimentos e outros produtos que respeita o ciclo de vida natural. A natureza ecológica dos produtos é verificada na base de um sistema de certificação estabelecido na legislação da União Europeia e supervisionado pela Comissão Europeia.

O sistema é aplicado pelos Estados-membros e as inspecções são efectuadas por organismos públicos e privados.

Biológicos a crescerem desde 2010

As vendas de alimentos biológicos na UE cresceram 54% entre 2010 e 2015. A superfície total de agricultura biológica aumentou 21% no mesmo período. As importações cresceram 32%.

Apesar do preço dos alimentos biológicos ser superior ao dos produzidos de maneira convencional, o mercado esforça-se por satisfazer a procura crescente, mas o diferencial que os consumidores estão dispostos a pagar pode fomentar as vendas biológicas fraudulentas.

Segundo, Nikolaos Milionis, membro do Tribunal de Contas Europeu, responsável pela auditoria, “o desafio que se enfrenta no sector biológico é garantir um crescimento constante de oferta e procura, mantendo a confiança dos consumidores”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Governo reúne Comissão da Seca sobre gestão da água no Algarve

Partilhar              A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES), presidida pela …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.