Início / Agenda / UE abre consulta pública sobre rotulagem nutricional. Quer participar?

UE abre consulta pública sobre rotulagem nutricional. Quer participar?

A harmonização dos sistemas de rotulagem alimentar na União Europeia têm sido um processo polémico com muitos produtos agrícolas a dizerem não, por exemplo, ao sistema Nutri-Score de Rotulagem Frontal (FOP) que classifica um refrigerante zero açúcar mais saudável que o azeite.

Pois, se não concorda com este sistema de rotulagem, tem agora a possibilidade de dizer porquê e indicar um caminho melhor. A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) abriu uma consulta pública, aberta até 9 de Janeiro de 2022, sobre o projecto de parecer científico no qual aconselha a Comissão Europeia sobre o desenvolvimento de uma norma obrigatória e harmonizada rotulagem nutricional na frente do recipiente e estabelecimento de perfis nutricionais que restrinjam a promoção de alimentos com alto teor de, por exemplo, sal, açúcares e/ou gordura.

“Nutricionistas e outros especialistas podem ajudar a EFSA a finalizar pareceres científicos que ajudarão os formuladores de políticas a desenvolver um futuro sistema da UE para a rotulagem nutricional na frente da embalagem. O conselho também servirá de base para estabelecer as condições para restringir o uso de alegações nutricionais e de saúde para alimentos”, refere a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos.

Estratégia Do Prado ao Prato

E acrescenta que, no âmbito da estratégia ‘Do Prado ao Prato’, a Comissão Europeia solicitou à EFSA no início de 2021 que fornecesse aconselhamento científico sobre nutrientes de importância para a saúde pública para as populações europeias, incluindo constituintes de alimentos não nutritivos; os grupos alimentares que desempenham um papel importante na dieta europeia; e critérios científicos para orientar a escolha de nutrientes para a criação de perfis nutricionais”.

Após esta consulta pública, a Comissão Europeia tenciona propor nova legislação até ao final de 2022.

“Gostaríamos de lembrar a todos os interessados ​​neste tópico que o nosso conselho científico tem o objectivo de servir como base para o perfil nutricional modelo para rotulagem nutricional na frente da embalagem e para restringir o uso de alegações em produtos alimentícios. No entanto, este projecto de parecer não avalia nem propõe um modelo específico de perfis nutricionais para a rotulagem nutricional na frente das embalagens”, explica Valeriu Curtui, chefe da Unidade de Nutrição da EFSA.

Pode participar nesta consulta pública aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Investigadores do Politécnico de Leiria estudam produção sustentável de papaias em aquaponia

Partilhar              Um grupo de investigadores do pólo de investigação do LSRE-LCM no Instituto Politécnico de Leiria …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.