Início / Agricultura / Ucrânia em negociações para exportação de produtos agrícolas através de portos marítimos europeus

Ucrânia em negociações para exportação de produtos agrícolas através de portos marítimos europeus

O ministro da Política Agrária e Alimentação da Ucrânia Mykola Solsky e o vice-ministro dos Transportes e Infra-estrutura da Roménia (secretário de Estado Ionel Skriosteanu) discutiram, durante uma reunião conjunta, questões de estabelecimento de fornecimento ininterrupto de produtos agrícolas da Ucrânia para mercados tradicionais dependentes de exportação.

Segundo uma nota de imprensa do Ministério, Mykola Solskyi salientou que a Ucrânia tem stocks de pelo menos dois anos para satisfazer às suas próprias necessidades alimentares. Além disso, tem “dezenas de milhões de toneladas de produtos agrícolas para exportação, mas actualmente há problemas com o seu abastecimento, pois a Rússia bloqueou todos os nossos portos”.

Como resultado, segundo o ministro, a Ucrânia está a perder 1.344 milhões de euros por mês e “os europeus vivem uma crise alimentar e a África vive uma fome crescente”.

“Por isso, estamos à procura de rotas logísticas alternativas para enviar as nossas mercadorias pelos portos marítimos europeus, incluindo o porto romeno de Constanta. Além disso, estamos a discutir a possibilidade do transporte ferroviário, aumentando o volume de carga em trânsito”, disse Mykola Solsky.

O ministro ucraniano agradeceu ao seu homólogo romeno pelo “diálogo construtivo” e manifestou a esperança de que as questões delineadas sejam resolvidas num futuro próximo.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

PS Açores acusa Governo Regional de falhas na gestão das quotas pesqueiras

Partilhar              O Partidos Socialista (PS) dos Açores entregou um requerimento ao Governo Regional dos Açores, intitulado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.