Início / Agricultura / Ucrânia e Polónia garantem fornecimento ininterrupto de produtos agrícolas a mercados dependentes de exportação

Ucrânia e Polónia garantem fornecimento ininterrupto de produtos agrícolas a mercados dependentes de exportação

O ministro da Política Agrária e Alimentação da Ucrânia, Mykola Solsky realizou hoje, 5 de Abril, uma reunião online com o vice-primeiro ministro – ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural da República da Polónia Henryk Kowalczyk.

Durante a reunião, as partes discutiram questões relacionadas com o estabelecimento de fornecimentos ininterruptos de produtos agroalimentares da Ucrânia para mercados tradicionais dependentes de exportação, bem como a procura de formas logísticas alternativas para os enviar através de corredores de trânsito através da União Europeia (UE).

“Agradecemos aos nossos colegas polacos pelo seu apoio abrangente no trânsito de produtos agrícolas ucranianos para a UE”, disse o ministro Mykola Solsky.

Além disso, explica uma nota de imprensa do Ministério da Política Agrária e Alimentação da Ucrânia, “as partes discutiram os termos de certificação mútua de produtos de origem animal nos mercados de ambos os países, e o processo de notificação de mercadorias de exportação, a fim de agilizar os procedimentos relevantes na fronteira e no transporte”.

“A Polónia está actualmente a trabalhar na criação de um “porto seco” na fronteira, a fim de aumentar a capacidade de transporte para a exportação de produtos agrícolas ucranianos, em particular para países terceiros”, disse Henryk Kowalczyk.

Os dois países concordaram em continuar a cooperar nas questões discutidas, bem como em “apoiar o povo ucraniano nos tempos difíceis da agressão russa”, realça a mesma nota do Ministério da Política Agrária e Alimentação da Ucrânia.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Orçamento Participativo dos Açores tem 32 propostas vencedoras

Partilhar              A edição de 2022 do Orçamento Participativo dos Açores (OP Açores) contou com mais de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.