Ucrânia contrata parceiros internacionais para registar provas de roubo de produtos agrícolas pela Rússia

O Ministério de Política Agrária e Alimentação da Ucrânia e o Projecto de Assistência Técnica Internacional Acelerar Justiça (PEJ) concluíram um Memorando de Cooperação, no passado dia 12 de Setembro. O projecto visa “registar evidências de crimes de roubo de produtos agrícolas ucranianos, a destruição deliberada de infra-estruturas civis relacionada à produção e distribuição de alimentos e, como resultado, o uso de alimentos como arma na guerra , bem como a defesa da justiça e a indemnização das vítimas da agressão russa”.

Em nota de imprensa, o Ministério de Política Agrária e Alimentação da Ucrânia refere que “o PEJ e funcionários do governo ucraniano uniram forças para evitar uma crise alimentar global desencadeada pelo bloqueio naval russo aos portos ucranianos”.

O ministro da Política Agrária e Alimentação da Ucrânia, Mykola Solskyi, observou que a colecta e sistematização de informações sobre produtos agrícolas, e infra-estruturas, roubados e destruídos na Ucrânia ajudarão a estabelecer a extensão das perdas e as formas de sua compensação.

Conforme observado no Memorando, o objectivo é também estabelecer e operar medidas compensatórias, inclusive internacionais, para a Ucrânia, em particular, para as vítimas da guerra.

Prevê-se também o desenvolvimento de recomendações metodológicas para a recolha, armazenamento e verificação fiáveis ​​da informação relacionada com o furto de alimentos, desenvolvimento de um registo de materiais e informação ao público, acrescenta a mesma nota de imprensa.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Um comentário

  1. O fascismo comunismo tem que ser condenado. Fazem pilhagens, genocídio e roubos indiscriminados ao povo ucraniano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.