Início / Agricultura / Ucrânia. Colheita de trigo pode chegar aos 20 milhões de toneladas. 16 milhões podem ser exportadas

Ucrânia. Colheita de trigo pode chegar aos 20 milhões de toneladas. 16 milhões podem ser exportadas

O primeiro vice-ministro de Política Agrária e Alimentação da Ucrânia, Taras Vysotskyi, disse que a colheita de trigo esperada é de 18 a 20 milhões de toneladas, cinco vezes mais do que as necessidades do país.

A colheita de trigo, trigo sarraceno, milho, cevada, aveia, centeio e outras culturas cobrirá totalmente as necessidades de consumo interno da Ucrânia. Para a maioria dos produtos, “teremos uma oferta de exportação, pois os alimentos serão muito mais do que a nossa necessidade”, disse o governante à comunicação social.

Taras Vysotskyi referiu que as necessidades para consumo interno são de 4 milhões de toneladas por ano, além disso, “hoje ainda temos em stock trigo de qualidade do ano passado”. E salientou que este ano “muito mais trigo sarraceno foi semeado do que nos anos anteriores. Assim poderemos satisfazer plenamente o mercado interno (…) situação é semelhante com centeio, aveia e outras culturas”.

“Do ponto de vista da segurança alimentar interna, mesmo áreas cultivadas mais reduzidas são mais do que suficientes para fornecer alimentos de qualidade aos ucranianos. Do ponto de vista das áreas plantadas e da qualidade das lavouras, não esperamos escassez”, referiu.

Por outro lado, acrescentou que “graças ao desbloqueio dos portos do Mar Negro, uma parte significativa dos alimentos poderá ser exportada”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Orçamento Participativo dos Açores tem 32 propostas vencedoras

Partilhar              A edição de 2022 do Orçamento Participativo dos Açores (OP Açores) contou com mais de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.