Ucrânia. Bloqueio dos portos “afectará centenas de milhões de pessoas em todo o Mundo”

O bloqueio dos portos marítimos ucranianos “afectará centenas de milhões de pessoas em todo o Mundo”, garante o primeiro vice-ministro da Política Agrária e Alimentação da Ucrânia, Taras Vysotsky.

Hoje, 1 de Abril, durante um briefing no Centro de Media “Ucrânia”, Taras Vysotsky, destacou que “os principais centros de transporte marítimo da Ucrânia estão actualmente bloqueados”, de modo que o país “não poderá exportar produtos agroindustriais. Isso certamente afectará o mercado mundial, pois a Ucrânia fornece produtos para mais de 400 milhões de pessoas”.

“Centenas de milhões de pessoas em todo o Mundo não receberão alimentos a menos que o bloqueio da Rússia aos portos ucranianos seja suspenso em um futuro próximo”, refere uma nota de imprensa do governo ucraniano.

“A Ucrânia oferece segurança alimentar global. Alimentamos centenas de milhões de pessoas. Continuamos a fazer todo o necessário para garantir que esses consumidores tenham confiança na segurança de nossos produtos. Actualmente, estamos a trabalhar em alterações nas redes de exportação, que estão bloqueadas”, diz o primeiro vice-ministro da Política Agrária e Alimentação da Ucrânia.

No entanto, acrescenta Taras Vysotsky, “sem a luta contra o agressor e sem a abertura dos portos, não conseguiremos alimentar centenas de milhões de pessoas, apenas dezenas”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.