TROPS investe 9 M€ em centro de produção de abacates em Tavira

A TROPS – Organização de Produtores Transnacional especializada na produção e comercialização de abacate e manga, e que conta com mais de 4.000 produtores associados (dos quais 120 são portugueses), inaugurou hoje, 18 de Junho, as suas novas instalações em Tavira, Algarve. O evento contou com a presença de diversas autoridades governamentais, representantes institucionais e parceiros estratégicos do sector agroalimentar.

Com um investimento total de mais de nove milhões de euros, a ampliação das novas instalações da TROPS em Tavira permitirá à filial portuguesa “calibrar e embalar fruta, tornando o entreposto algarvio numa localização estratégica”. Até à data, a unidade de Tavira funcionava exclusivamente como ponto de recepção da fruta dos produtores nacionais, sendo depois necessário o seu envio para o centro de produção de Málaga (Espanha) para processamento, refere uma nota de imprensa da organização.

Este novo centro, com uma área total de 7.195 m², resulta da ampliação das instalações da TROPS em Tavira, iniciadas em 2020. Com esta nova infra-estrutura, o ciclo logístico e produtivo passa a estar completo em território nacional, “reforçando a eficiência, a sustentabilidade e a competitividade do sector frutícola português”.

O principal objectivo destas instalações é “estar próximo dos agricultores portugueses, garantindo-lhes apoio em todos as etapas do seu ciclo produtivo. Pretende-se oferecer aos associados um modelo integral que cobre a produção, a organização e a comercialização, com uma forte ênfase na qualidade, sustentabilidade, inovação tecnológica, procurando garantir uma comercialização justa e proporcionando fruta de excelência junto do consumidor”, adianta a mesma nota.

A unidade de Tavira desempenha também “um papel central no apoio aos produtores locais, disponibilizando serviços técnicos especializados, acompanhamento agronómico, formação contínua e apoio financeiro”.

Com esta aposta, a TROPS espera criar 25 novos postos de trabalho no seu armazém de Tavira, num total de 30 funcionários.

Victor Luque, Jose Linares e Duarte Pereira

“Acreditamos profundamente no potencial agrícola do sul de Portugal e no valor dos seus produtores. Este investimento representa mais do que uma ampliação física — é um passo firme na consolidação da presença da TROPS no Algarve, num modelo de proximidade, inovação e valorização da produção nacional. Queremos crescer lado a lado com os agricultores portugueses, garantindo-lhes um canal de comercialização justo e sustentável”, sublinha José Linares, presidente da TROPS.

“Esta inauguração é um marco estratégico para a TROPS. Trata-se de um investimento que reforça o nosso compromisso com a inovação, sustentabilidade e o crescimento da produção nacional. É também uma forma de apoiar directamente os produtores locais e gerar emprego na região, contribuindo para o desenvolvimento económico e social de Tavira e do Sotavento algarvio”, afirma Víctor Luque, director-geral da TROPS.

Na campanha mais recente, a produção portuguesa associada à TROPS ultrapassou os 11 milhões de quilos de abacate, representando cerca de 40% da produção total da organização na Península Ibérica. Esta actividade gerou mais de 30 milhões de euros em volume de negócios, um indicador do forte impacto económico que a TROPS tem vindo a consolidar no sul de Portugal. Actualmente, a TROPS tem mais de 1.000 hectares de produção de abacate no Sul de Portugal.

Fundada em 1979 em Málaga, Espanha, a TROPS é uma Organização Transnacional de Produtores especializada na produção e comercialização de abacate e manga. Actualmente, agrega mais de 4.000 produtores associados, dos quais 120 são portugueses, e está presente em mais de 25 países.

Em Portugal, possui mais de 1.000 hectares de produção de abacate no sul do país e continua a expandir a sua operação no Parque Empresarial de Tavira.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.