Início / Agenda / “Tremoços, Chícharos e Ervilhacas de Portugal” lançado na Feira do Livro de Lisboa

“Tremoços, Chícharos e Ervilhacas de Portugal” lançado na Feira do Livro de Lisboa

A Subdirectora-Geral da DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, Paula Cruz Garcia, estará presente na sessão de apresentação do livro “Tremoços, Chícharos e Ervilhacas de Portugal”, da autoria de Maria Lisete Caixinhas e Paulo Forte.

Esta sessão, promovida pela Booki e pela Quântica Editora, terá lugar no próximo dia 11 de Setembro de 2022 (domingo) às 11h00, no Palco da Praça Laranja, na Feira do Livro de Lisboa, que se realiza no Parque Eduardo VII.

A apresentação conta ainda com a presença, além dos autores, de César Santos, gestor editorial da Quântica Editora, António Nogueira Lopes Aleixo, Professor Jubilado do Instituto Superior de Agronomia, e Jaime Ferreira, presidente da direcção da Agrobio — Associação Portuguesa de Agricultura Biológica.

Esta é a segunda obra de uma colecção sobre leguminosas, tendo em 2015 sido publicada a primeira, intitulada “Trevos, Anafes e Luzernas de Portugal”. O livro aborda os géneros Lupinus, Lathyrus e Vicia, incluídos na família das leguminosas, plantas cuja relevância é notória face ao seu elevado valor agronómico, ambiental e de saúde pública.

O estudo botânico das espécies incluídas nestes géneros tem sido efectuado desde 2016, fornecendo assim informação sobre a história e importância destas leguminosas no nosso País e dando-nos a conhecer as principais características botânicas das principais espécies que ocorrem em Portugal.

As cerca de 50 espécies agora apresentadas são descritas e documentadas fotograficamente, desde a sua emergência após germinação até à formação da vagem com sementes.

Pela ausência de trabalhos sobre este tema, e dado que conhecer as leguminosas de maior interesse forrageiro constitui um imperativo ético para quem trabalha a agricultura, esta é uma obra que, pelo seu contributo para a formação de estudantes, técnicos e outros interessados, surge como indispensável para o conhecimento botânico destas espécies, desde os primeiros estados de desenvolvimento, enquanto ainda possuem cotilédones e/ou apresentam as primeiras folhas, o que permite o estudo das formas juvenis e facilita a identificação das plantas.

Os autores

Maria Lisete Caixinhas, licenciada e doutorada pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, iniciou a carreira profissional em 1965 como Naturalista no Gabinete de Botânica do Instituto Superior de Agronomia (ISA).

Foi investigadora do Centro de Botânica Aplicada à Agricultura da Universidade Técnica de Lisboa, Investigadora-Coordenadora do ISA, docente na área da Botânica, responsável europeia e Secretária Científica do grupo de trabalho – Biologia e Ecologia de Infestantes – da European Weed Research Society (EWRS), tendo publicado e coordenado diversos artigos em revistas científicas portuguesas e estrangeiras, obras, enciclopédias e dicionários especializados.

Já Paulo Forte, bacharel em Engenharia Agro-Florestal pela Escola Superior Agrária de Beja, Instituto Politécnico de Beja, iniciou a sua actividade profissional em 1993 no Instituto Superior de Agronomia (ISA), onde é desde 2008 até ao presente Técnico Superior.

É técnico de laboratório direccionado para o Banco de Germoplasma e Index Seminum, colabora em estudos e no apoio ao ensino da Botânica, tendo publicado, em colaboração, numerosos artigos apresentados em reuniões científicas, e livros, como os coordenados por Monteiro A. e incluídos na série Didáctica Herbologia, ISA Press.

Ficha técnica

  • Título: Tremoços, Chícharos e Ervilhacas de Portugal
  • Autores: Maria Lisete Caixinhas, Paulo Forte
  • Editora: Agrobook
  • Número de Páginas: 164
  • Idioma: Português
  • Data Edição: 2022
  • Preço: 19,76 €

Se não puder estar presente na Feira do Livro de Lisboa, pode comprar o livro online aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Componentes em cortiça by Amorim ajudam a reduzir pegada de carbono dos pavimentos

Partilhar              Os componentes de cortiça NRT62 com e sem barreira de vapor by Amorim, produtos da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.