A colheita do tomate para a indústria concluiu-se na primeira semana de Outubro. O tempo seco permitiu que a colheita, totalmente mecânica, desta cultura decorresse praticamente sem interrupções, tendo sido cumprida a calendarização das entregas à indústria.
Refere o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Novembro de 2019, do Instituto Nacional de Estatística (INE), que as produtividades médias alcançadas estarão ao nível das mais elevadas da série estatística 1986-2018, o que, conjugado com a manutenção da área da campanha anterior, conduziu a uma produção que, previsivelmente, ultrapassará as 1,4 milhões de toneladas.
Os parâmetros gerais de cor e grau Brix cumpriram os requisitos pretendidos pela indústria.
Girassol
Quanto ao girassol, essencialmente devido à redução da área semeada, estima-se uma redução da produção em 15%, face à campanha anterior.
Outubro seco
Acrescentam os técnicos do INE que o mês de Outubro caracterizou-se, em termos meteorológicos, como seco, com uma precipitação média que correspondeu a 81% do valor normal (1971-2000).
Até ao dia 12 não ocorreu precipitação em todo o território continental, sendo que a partir daí os valores de precipitação significativos registaram-se essencialmente nas regiões do litoral Norte e Centro. Quanto à temperatura, o mês classificou-se como normal, com a temperatura média do ar, 16,8ºC, a registar um desvio de +0,5ºC face à normal.
Agricultura e Mar Actual