Tomate para indústria afectado por ataques de mosca branca e ácaros

A colheita do tomate para a indústria terminou na primeira semana de Outubro. A fase final da campanha foi “fortemente influenciada pela ocorrência de ataques muito fortes de mosca branca e de ácaros, que prejudicaram o desenvolvimento da planta e afectaram significativamente a maturação do fruto”, afirma o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas de Outubro de 2017 do Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Nas suas previsões agrícolas, de 30 de Setembro, os analistas do INE referem que muitas searas completaram o seu ciclo com os frutos a apresentarem polpa de coloração alaranjada/branca e textura muito rija. Ainda assim, “nos casos em que os valores de brix eram aceitáveis, o tomate foi recepcionado pela indústria”, pode ler-se no Boletim.

Produção a cair 5%

Em todo caso, verificou-se uma redução de 5% na produção face à campanha anterior (que, recorde-se, teve uma área instalada muito semelhante à de 2017), com registo de produtores que não alcançaram produtividades de 60 toneladas por hectare (produtividade mínima prevista na legislação para o pagamento da ajuda por superfície ao tomate para transformação).

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.