Início / Mar / Ambiente / The Ocean Race escolhe Volvo C40 para conduzir Bastão Relay4Nature em Portugal

The Ocean Race escolhe Volvo C40 para conduzir Bastão Relay4Nature em Portugal

O Volvo C40 foi o automóvel escolhido pela The Ocean Race para acompanhar as diversas iniciativas ambientais que estão a decorrer em Portugal no âmbito da Conferência dos Oceanos organizada pelas Nações Unidas.

O Volvo C40, o mais recente modelo 100% eléctrico da marca sueca, é responsável por transportar o Bastão Relay4Nature, obra de cariz ambiental cuja passagem de testemunho é sempre acompanhada por apelos à defesa dos Oceanos.

O C40 começou por marcar presença no Novo Terminal de Cruzeiros, em Matosinhos, onde teve lugar este sábado a Conferência “Localizar a acção pelo Oceano: Governos locais e regionais”.

O evento contou com a presença de vários representantes governamentais tendo, no final do dia, Johan Strid, da The Ocean Race, entregue o Bastão ao Embaixador Peter Thomson, Enviado Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Oceano.

No dia seguinte, em pleno areal, Peter Thomson entregou o Bastão a Jason Momoa, actor e reconhecido activista pelos Oceanos, que deixou um testemunho onde reforçou a importância de defender já os Oceanos para não comprometer o futuro das gerações vindouras.

“O compromisso da Volvo para com o planeta é o que nos motiva para estarmos ao lado de iniciativas como esta. É urgente agir rápido e de forma eficaz, é fundamental a cooperação entre instituições e empresas para conseguir salvar os oceanos e as espécies que neles habitam”, refere Suzanne Hägglund, managing director da Volvo Car Portugal.

“Se por um lado, os oceanos precisam da nossa protecção urgente, a verdade é que são também gigantes aliados no campo das energias alternativas, por exemplo, principalmente para um país como Portugal, com a sua costa banhada pelo oceano Atlântico”, acrescenta Suzanne Hägglund.

Em seguida, Jason entregou o Bastão aos representantes do Fórum da Juventude e da Inovação das Nações Unidas, cujo encerramento se realizou este domingo em Carcavelos tendo posteriormente, estes representantes, passado a obra ambiental a António Guterres, Secretário-Geral da ONU, e anfitrião da Conferência dos Oceanos que arranca hoje em Lisboa sob o lema “Salvar os Oceanos, Proteger o Futuro”.

Bastão Relay4Nature

Em 2021, a The Ocean Race apresentou o Relay4Nature, um programa de colaboração antes das grandes cimeiras ambientais e oceânicas mundiais destinado a ligar uma comunidade global de defensores dos oceanos, dando-lhes uma plataforma de petição para uma nova e respeitosa relação com a natureza.

O programa é fruto de dois anos de trabalho de colaboração entre Richard Brisius, Presidente da The Ocean Race e o Embaixador Peter Thomson e envolve a passagem do Bastão Relay4Nature, uma obra ambiental que será entregue de equipa em equipa, dando destaque aos líderes, inovadores e defensores ambientais.

Apresentado ao Embaixador Thomson no Museu Marítimo Nacional em Londres, em Abril de 2021, é uma obra criada pela artista visual Tania Kovats, cujo trabalho se centra na forma como a arte pode enfrentar os desafios ambientais.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Furto de alfarroba não pára. GNR apreende mais 434 quilos em Silves

Partilhar              A Guarda Nacional Republicana (GNR) informa que o Comando Territorial de Faro, através do Posto …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.