Tetra Pak inaugura novo Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Alimentar na Suécia

O novo Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Alimentar da Tetra Pak abriu portas, em Karlshamn, na Suécia, com o objectivo de “ajudar os produtores de alimentos derivados da fermentação a desenvolver os seus processos técnicos, definir as suas necessidades de equipamento de forma eficiente e minimizar o risco de investimento”. Com o apoio personalizado de especialistas, os produtores poderão levar seus produtos do protótipo à produção à escala comercial.

Parte do ecossistema de desenvolvimento de produtos da Tetra Pak, esta fábrica-piloto destina-se a clientes de todas as dimensões: desde start-ups e scale-ups, que desenvolvem os chamados “produtos estrela”, até empresas de alimentos e bebidas estabelecidas, que exploram novas categorias alimentares, avança uma nota de imprensa da Tetra Pak.

“Num contexto em que é cada vez mais difícil assegurar investimento no sector dos novos alimentos, a viabilidade comercial é mais crucial do que nunca. Com base numa vasta experiência em soluções de equipamento e formulação de produtos adaptadas às necessidades específicas dos produtores de novos alimentos, o Centro de Desenvolvimento Tecnológico Alimentar ajuda a ultrapassar os desafios do aumento de escala e a acelerar o caminho para a rentabilidade. Quer utilizando a fermentação para criar ingredientes funcionais, quer formulando produtos finais, como substitutos de carne e peixe, os especialistas da Tetra Pak estão prontos para apoiar os objectivos de desenvolvimento dos produtores”, reforça a mesma nota.

Uma equipa de biotecnólogos, tecnólogos alimentares, técnicos de laboratório e especialistas em soluções de linha colabora com os produtores para conceber, executar e analisar testes personalizados com base nas características dos tipos de microrganismos e nos resultados de produção desejados. Isto permite optimizar processos e concepções de linhas que reduzem os custos e aumentem o potencial de benefícios.

A abertura oficial teve lugar na última sexta-feira, 13 de Junho, e contou com a presença de Charles Brand, vice-presidente executivo de Soluções de Processo e Equipamento da Tetra Pak.

Para Charles Brand, vice-presidente executivo de Soluções de Processo e Equipamento da Tetra Pak, “numa altura em que outros intervenientes da indústria estão a reduzir a sua actividade, continuamos a avançar e o Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Alimentar representa o nosso maior compromisso até à data com os alimentos derivados da fermentação. Acreditamos na necessidade de desenvolver novas fontes para alimentar uma população em crescimento, mas compreendemos que a expansão de novos produtos alimentares é um passo em direcção ao desconhecido. É precisamente aqui que reside a nossa força como parceiro estratégico do produtor”.

“Conhecemos os alimentos. Conhecemos os equipamentos. Muitas start-ups têm dificuldade em escalar a produção a nível alimentar e nós sabemos como o fazer. Graças à nossa vasta experiência na produção alimentar e à nossa rede de centros de desenvolvimento, ajudamos os nossos clientes a passar do protótipo para a linha de produção. A inovação em novos alimentos não deve ser vista como algo aspiracional, mas como uma forma prática de colocar produtos, hoje mesmo, nas prateleiras de todo o Mundo”, acrescenta.

Programas para produtores

Os produtores que colaboram com o centro podem beneficiar de dois programas concebidos como estruturas de teste ou seleccionar testes individuais para uma experiência personalizada:

  • O programa de avaliação de processos destina-se a empresas que pretendam passar da produção em laboratório para uma escala de demonstração ou que estejam à procura de métodos mais eficientes para a produção em grande escala;
  • O programa de validação da produtividade apoia as empresas com processos estabelecidos que pretendem validar e melhorar o seu desempenho.

A configuração modular e adaptável do centro permite aos clientes conceber linhas de produção personalizadas, reduzindo tanto as despesas de capital como os custos operacionais. Ao contrário dos complexos sistemas de bioprodução, estas soluções são pensadas para uma produção alimentar eficiente, de tamanho aconselhável e escalável.

Graças à capacidade de testar os processos upstream e downstream, os produtores podem desenvolver configurações flexíveis e preparadas para o futuro, que crescem com o seu negócio. Por exemplo, ao comparar directamente diferentes tecnologias de colheita, os clientes podem encontrar a opção mais adequada com base no preço, no rendimento do produto e nos custos operacionais, garante a empresa.

Através do centro, os produtores também podem colaborar com as outras instalações de desenvolvimento de produtos da Tetra Pak, em Lund, para alcançar as propriedades alimentares e funcionalidades desejadas, testar diferentes formulações finais e desenvolver a sua identidade de marca ou de produto para criar uma estratégia eficaz de entrada no mercado. Esta colaboração estreita acelera o tempo de chegada ao mercado e melhora a eficiência do processo.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.