Início / Agricultura / Terras & Terroir compra da Ribafreixo Wines na Região Demarcada do Alentejo

Terras & Terroir compra da Ribafreixo Wines na Região Demarcada do Alentejo

A Ribafreixo Wines é a mais recente aquisição do Grupo Terras & Terroir, que assim expande a sua área de influência na Região Demarcada do Alentejo, depois de ter incorporado no seu portefólio a Herdade da Rocha, situada no Crato.

Com sede no concelho da Vidigueira, na Herdade do Moinho Branco, a Ribafreixo Wines notabiliza-se pela “produção de vinhos brancos de grande qualidade, onde reinam uma casta autóctone, como a Antão Vaz, mas também a surpreendente Chenin Blanc, casta francesa muito presente na cultura vitivinícola sul-africana, mas que se adaptou muito bem aos solos xistosos da Vidigueira”, refere o Grupo em nota de imprensa.

Esta decisão enquadra-se nos princípios fundadores do Grupo Terras & Terroir, de valorizar o que é endógeno, genuíno e autêntico. “Estamos atentos a todas as oportunidades de negócio nas áreas da viticultura e do enoturismo, nas mais diferentes regiões do País”, revela a administração do Grupo Terras & Terroir, detido pelos empresários Maria do Céu Gonçalves, Álvaro Lopes e Paulo Pereira, acrescentando que “é missão do grupo manter viva a história das nossas regiões, produzindo e levando a cada consumidor de vinhos alta qualidade e experiências únicas à volta deste fascinante mundo vinícola”.

No negócio são parceiros os empresários Armando Tavares e Piedade Tavares, emigrantes portugueses radicados nos Estados Unidos da América, que mantêm uma forte ligação ao país de origem e que demonstram, igualmente, uma grande paixão pela genuinidade do que é português.

O modelo de negócio que tem sido trilhado nas aquisições anteriores é para preservar, mantendo-se Nuno Bicó, alentejano de gema e grande entusiasta do projecto Ribafreixo Wines, à frente da equipa de viticultura, numa transição pacífica que integrará boa parte do staff anterior. Paulo Laureano continua a superintender a área da enologia. “Continuaremos a valorizar o património local, histórico e gastronómico, produzindo vinhos de grande qualidade que enobreçam o terroir tão identitário da Vidigueira”, sublinha a administração do Grupo Terras & Terroir.

Ribafreixo Wines

O projecto Ribafreixo Wines teve início em 2007, tendo como grande impulsionador Mário Pinheiro. Começou com 28 parcelas de terreno, onde foram plantados 114 hectares de vinha, ligados ao sistema de regadio da Barragem do Alqueva, delimitados pela serra do Mendro.

Momento marcante na vida da Ribafreixo Wines foi a inauguração da monumental adega de quatro mil metros quadrados, equipada com a mais moderna tecnologia de produção de vinhos de reconhecida qualidade, no respeito pelas requisitos da sustentabilidade económica e ambiental que norteiam também o Grupo Terras & Terroir. Prova disso é a certificação vegan ostentada pela Ribafreixo Wines, não tendo qualquer dos seus vinhos algum elemento de origem animal.

A empresa desenvolve também actividades enoturísticas, promovendo visitas guiadas à adega e à propriedade, bem como provas de vinhos. Possui, adicionalmente, um restaurante com comida tipicamente alentejana, onde os pratos são harmonizados com as referências das cinco marcas que a empresa comercializa (Herdade do Moinho Branco, Gáudio, Pato Frio, Barrancôa e Connections).

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Confederação das micro e pequenas empresas: redução do IRC visa “essencialmente as grandes empresas”

Partilhar              A CPPME — Confederação Portuguesa de Micro, Pequenas e Médias Empresas considera que “a redução …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.