Início / Agenda / Terras Dentro promove acção de capacitação sobre a vespa velutina em Montemor-o-Novo

Terras Dentro promove acção de capacitação sobre a vespa velutina em Montemor-o-Novo

A Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado, em parceria com a Associação de Apicultores do Concelho de Montemor-o-Novo, promove no próximo dia 8 de Maio, uma sessão de capacitação sobre a vespa velutina, também conhecida como vespa asiática.

O evento decorrerá a partir das 15 horas no Museu do Convento de São Domingos, em Montemor-o-Novo.

A sessão, de inscrição gratuita, abordará a identificação da vespa, a sua expansão, o plano de acção nacional, assim como a prevenção, instalação de armadilhas e destruição de ninhos.

Esta acção tem como orador o apicultor profissional Bruno Moreira.

Faça aqui a sua inscrição. Programa aqui.

A vespa

A vespa velutina (asiática) é uma espécie exótica, proveniente da região Norte da Índia, Leste da China, da Indochina e do arquipélago da Indonésia. Em Portugal, a sua presença foi confirmada inicialmente no Norte do País em 2011. Na época da Primavera constroem ninhos de grandes dimensões, preferencialmente em árvores com mais de 10 metros de altura e em locais isolados, raramente utilizando edifícios.

A vespa asiática não é considerada mais perigosa para seres humanos do que a vespa europeia. No entanto, os principais efeitos da presença desta espécie não indígena manifestam-se na apicultura – por se tratar de uma espécie carnívora e predadora de abelhas; e na saúde pública – apesar de não serem mais agressivas para o ser humano que as espécies autóctones, reagem de modo agressivo, se sentirem ameaças aos seus ninhos, podendo perseguir a fonte de ameaça por algumas centenas de metros.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.