Início / Agenda / Termotécnica leva embalagens FarmFresh 100% recicláveis à Fruit Logistica

Termotécnica leva embalagens FarmFresh 100% recicláveis à Fruit Logistica

As soluções de embalagens FarmFresh — marca desenvolvida pela brasileira Termotécnica para o mercado do agronegócio internacional — vão estar em exposição na Fruit Logistica Berlim 2023, evento que reúne a cadeia de distribuição mundial de frutas e produtos frescos, de 8 a 10 de Fevereiro, na capital da Alemanha.

As embalagens FarmFresh estarão no Pavilhão Brasil — corredor 23, stands B1 ao B21 — coordenado pela Abrafrutas — Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados.

“Em cinco anos já são mais de 1,2 milhão de conservadoras FarmFresh utilizadas na exportação de mais de 5 mil toneladas de frutas premium brasileiras como manga, uva, limão e lima, pitaya, figo, mamão, goiaba, maracujá, lichia, atemoia, para países de toda a Europa, como França, Espanha, Inglaterra, Áustria, e também para o Oriente Médio, Rússia, China e Canadá”, refere a empresa em nota de imprensa.

“Ao ampliar o shelf-life, manter a temperatura constante e serem muito leves, as nossas embalagens também contribuem para aspectos de sustentabilidade como a diminuição de perdas e desperdícios na cadeia de distribuição e a redução das emissões de CO2 na atmosfera, além de serem 100% recicláveis”, afirma o director superintendente da Termotécnica, Nivaldo Fernandes de Oliveira.

Diminuição da pegada ambiental

Um aspecto imprescindível para atender ao mercado externo, principalmente na Europa, é a preocupação com a sustentabilidade. Questões como economia circular (logística reversa e reciclagem das embalagens pós-consumo), diminuição do desperdício de alimentos em toda a cadeia e redução das emissões de CO2 no transporte são cada vez mais importantes, refere a mesma nota de imprensa.

Num estudo realizado pela consultora Green Domus comparando as emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) para o transporte de uma carga de manga entre Petrolina, onde a Termotécnica tem uma das suas fábricas, e Lisboa, as embalagens e paletes de EPS FarmFresh representaram 5,44% menos emissões que as caixas de papelão. A diferença foi de 2.492,39 toneladas, o que equivale às emissões de 88.226 pessoas/dia.

A Termotécnica é também um dos fornecedores parceiros da Fermac Cargo, que passou a integrar o Programa Corporativo SAF – Combustível Sustentável de Aviação da Air France KLM Martnair Cargo – um marco que simboliza a busca por uma aviação mais sustentável. Por meio do SAF há uma redução de CO2 em torno de 102.070 kg nas três rotas principais utilizadas na exportação de frutas brasileiras para a Europa na parceria da Fermac com a Air France KLM Martnair Cargo.

Realça a mesma nota que uma remessa de manga do produtor brasileiro Happy Fruits realizada pelo importador e distribuidor de frutas europeu Capexo a bordo de aeronaves “eco friendly” da Air France foi enviada à Paris em conservadoras FarmFresh. Fabricadas em EPS (mais conhecido como isopor), “as soluções FarmFresh têm um peso 60% menor do que as caixas de papelão, o que pode reduzir em até 6% o custo do frete aéreo, gerando economia significativa em toda a cadeia e diminuindo assim as emissões de CO2 no planeta”.

Mas o que fazer com as embalagens após o seu uso? Com o compromisso de fechar todo o ciclo de logística reversa, a Termotécnica fez uma parceria com a recicladora ECO 2PR, de França, para a colecta das embalagens destas remessas. “O Mundo e os mercados estão cada vez mais exigentes quanto à pegada ambiental das empresas e estamos comprometidos com esta agenda apresentando soluções que estão em linha com essas demandas”, afirma o presidente da Termotécnica, Albano Schmidt.

Saiba mais sobre as embalagens FarmFresh aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Associação Empresarial da Póvoa de Varzim celebra 131 anos de existência

Partilhar              A AEPVZ — Associação Empresarial da Póvoa de Varzim assinalou, este sábado, o seu 131º …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.