Início / Empresas / Tem uma ideia de negócio? AAPI procura empreendedores na Região Centro

Tem uma ideia de negócio? AAPI procura empreendedores na Região Centro

Tem uma ideia de negócio com base do conceito de economia de partilha e não sabe como concretizá-la? Pois saiba que a AAPI – Associação Acção para a Internacionalização oferece apoio para a criação de negócios de economia de partilha, estando, neste momento a disponibilizar quatro ateliers de inovação que vão acontecer nas regiões da Guarda, Coimbra, Oeste e Aveiro, entre Dezembro e Fevereiro.

O objectivo é promover o networking e a construção conjunta de possíveis negócios que possam ser desenvolvidos numa perspectiva individual ou de grupo (co-criação), estimulando as atitudes e motivações de cada participante perante um desafio empresarial.

“A sharing economy, ou economia de partilha, apresenta-se como uma das mais importantes tendências actuais e futuras, com crescente impacto na sociedade nos próximos anos, sendo uma fonte de promoção da inovação e do empreendedorismo qualificado e inclusivo, que pode dar origem à criação de novas empresas de crescimento acelerado e com forte presença internacional,” afirma Paulo Lopes, presidente da AAPI.

Os Ateliers vão trabalhar, juntamente com os empreendedores, as ideias de negócio, através de dinâmicas de Design Thinking e Brainstorming, mentoria e apoio especializado em diferentes dimensões. São 4 Ateliers de Inovação espalhados pela região Centro e cada um terá a duração de 4 dias completos de trabalho, a decorrer às sextas-feiras e sábados (ver programa). A participação é gratuita.

O desenvolvimento exponencial de plataformas online tem permitido o crescimento de um modelo económico, a economia de partilha ou sharing economy, que possibilita a troca directa de bens, serviços e mão-de-obra e rentabilizar activos que são pouco utilizados, procurando obter, através da partilha, um maior valor económico ou social de um bem, um espaço ou uma expertise pessoal, que não estão a ser completamente utilizados.

Actualmente existem, por todo o mundo, empresas de partilha de casas, carros, bicicletas, barcos, equipamentos, roupa, disponibilidade de tempo ou destreza para prestar determinados serviços. Estas empresas geram inúmeros postos de trabalho e valor económico.

O Sharing Economy é um projecto da AAPI apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Centro 2020 – “Sistema de Apoio a Ações Colectivas”, com um investimento elegível de 280.852,92 euros, financiados em 238.7240,92 euros pelo Fundo Social Europeu.

Mais informações aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CAP esclarece Programa Emparcelar para Ordenar em sessão gratuita

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, tendo em vista a apresentação e o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.