Início / Agricultura / Tecnologia agrícola da Agroop já está em 8 países. Estados Unidos é o próximo

Tecnologia agrícola da Agroop já está em 8 países. Estados Unidos é o próximo

A solução Agroop, em menos de um ano, já chegou a 8 países: além de Portugal, Espanha, Itália, Chile, Paraguai, Brasil, Colômbia e Austrália.

A empresa portuguesa está a apresentar o seu produto integrado para o sector agrícola, constituído pelo multi-sensor Stoock e pela aplicação Agroop Cooperation.

A solução IoT (Internet of Things) já colocou a Agroop na lista das oito a manter “debaixo de olho” a nível global e está prestes a entrar nos EUA.

“A internacionalização da Agroop foi conseguida em tão pouco espaço de tempo devido à escalabilidade e às características do próprio produto,” diz o CEO da empresa, Bruno Fonseca.

Expansão internacional

“Depois de se ter validado a tecnologia, as propostas de valor, o modelo de negócio e a escalabilidade, vamos focar-nos em atacar mercados de maior dimensão – mercados que nos permitirão suportar grande parte do processo de expansão internacional.”

É nesse sentido que a Agroop se prepara agora para entrar nos EUA, com vários pilotos em explorações agrícolas na Califórnia.

32% de poupança e aumento da produção em 12,6%

A tecnologia Agroop já foi alvo de um caso de estudo: durante quatro meses, a solução foi utilizada na cultura da batata num campo da Louricoop — Cooperativa de Apoio e Serviços do Concelho da Lourinhã.

Os resultados foram: poupança de água em 32%; poupança de energia em 32%; aumento de produção limpa (sem refugo) de 12.6%; batatas com textura e tamanho mais uniformes e pele com melhor aspecto e qualidade.

O vídeo deste caso de estudo, assim como detalhes adicionais, estão disponíveis aqui.

A receita para a diferenciação? Escalabilidade e simplicidade

Para Bruno Fonseca, “o que distingue a Agroop da competição nacional e internacional é a sua simplicidade. Geralmente, um agricultor que queira beneficiar das nossas propostas de valor tem que adquirir estações meteorológicas, sondas, painéis fotovoltaicos, etc. Estes implicam um elevado custo de implementação, manutenção e dependência de uma equipa técnica.

O Stoock, por sua vez, é um equipamento IoT ‘chave na mão’ que combina as principais características de todos aqueles equipamentos, é energeticamente auto-suficiente, não tem cabos, é simples de instalar e, portanto, não requer a presença de equipa técnica.

Estes aspectos são verdadeiramente diferenciadores, porque nos permitem fazer um preço de entrada inferior e porque não limitam a escalabilidade do nosso negócio.”

Tecnologia IoT para uma agricultura mais eficiente

O principal objectivo desta solução é ajudar produtores agrícolas, consultores e empresas a gerir as necessidades hídricas das plantas e a prevenir pragas, doenças e fungos.

Desta forma, o utilizador pode poupar recursos – água, energia e produtos fitossanitários – e obter uma produção de melhor qualidade.

Depois de instalado no campo, o multisensor Stoock monitoriza vários parâmetros relativos às plantas. Os dados recolhidos ficam na cloud e podem ser analisados na app Agroop Cooperation.

Este é o segundo produto da empresa, que tinha desenvolvido, em 2014, a aplicação de gestão agrícola Agroop Operational.

Agricultura e mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.