Início / Economia / Taxa de desemprego de Fevereiro corrigida de sazonalidade desce para 7,8%

Taxa de desemprego de Fevereiro corrigida de sazonalidade desce para 7,8%

A estimativa provisória da taxa de desemprego de Fevereiro de 2018 situou-se em 7,8%, divulga o Instituto Nacional de Estatística (INE). Neste mês, a estimativa da população desempregada terá sido de 406,8 mil pessoas e a da população empregada de 4.775,4 mil pessoas.

De acordo com a analista do Millennium bcp, Márcia Rodrigues, segundo a e”stimativa do INE, em Fevereiro a taxa de desemprego terá subido de 8,1% para 8,2%. No entanto, esta subida deverá ter ser sido influenciada por razões temporárias, uma vez que a taxa de desemprego corrigida de sazonalidade terá descido de 7,9% para 7,8%”.

Crescimento de emprego perde vigor

Relativamente ao emprego, “ainda que continue a aumentar, verifica-se alguma perda de vigor em Fevereiro, com a taxa de crescimento do emprego a passar de 3,6% para 3,0%, em termos homólogos”, salienta Márcia Rodrigues.

Janeiro

A taxa de desemprego de Janeiro de 2018, segundo o INE, situou-se em 7,9%, menos 0,1 pontos percentuais (p.p.) que no mês anterior, menos 0,5 p.p. em relação a três meses antes e menos 2,2 p.p. face ao mesmo mês de 2017.

Aquele valor representa uma revisão nula face à estimativa provisória divulgada há um mês e ter-se-á de recuar até Julho de 2004 para encontrar uma taxa inferior a esta.

A população desempregada de Janeiro foi estimada em 409,4 mil pessoas, tendo diminuído 0,7% em relação ao mês precedente (menos 3,0 mil pessoas), enquanto a população empregada foi estimada em 4.777,8 mil pessoas, tendo aumentado 0,1% (mais 6,4 mil pessoas) face ao mês anterior.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.