Início / Economia / Taxa de inflação estimada em Agosto de 2022 é de 9,0%

Taxa de inflação estimada em Agosto de 2022 é de 9,0%

Os preços continuam a subir, mas a taxa de inflação estimada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) para o mês de Agosto de 2022 é de 9,0%, uma desaceleração de 0,1 pontos percentuais face a Julho.

Divulga o INE que, tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá diminuído para 9,0% em Agosto (9,1% em Julho).

O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 6,5% (6,2% no mês anterior), registo mais elevado desde Março de 1994. Estima-se que a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos se situe em 24,0% (taxa inferior em 7,2 p.p. face ao mês precedente), enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá apresentado uma variação de 15,4% (13,2% em Julho).

Comparativamente com o mês anterior, a variação do IPC terá sido -0,3% (nula em Julho e -0,2% em Agosto de 2021). Estima-se uma variação média nos últimos doze meses de 5,3% (4,7% no mês anterior).

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 9,4% (valor idêntico ao do mês anterior).

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de Agosto de 2022 serão publicados no próximo dia 12 de Setembro.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Marinha Portuguesa coordena resgate de 7 pessoas a bordo de veleiro na Ilha do Pico

Partilhar              A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.