Início / Economia / Taxa de inflação anual na zona euro mantém-se nos 0,2%

Taxa de inflação anual na zona euro mantém-se nos 0,2%

A taxa de inflação anual da zona euro estimada pelo Eurostat, o instituto estatístico da União Europeia, ficou nos 0,2% em Dezembro de 2015, valor igual ao registado no mês anterior.

Na Zona Euro, o preço da energia continua em queda. Em Portugal, este ano, o preços do gás deverá manter-se pelo menos até à actualização tarifária que só acontece a 1 de Julho para os consumidores que se mantêm no mercado regulado. As tarifas de electricidade no mercado regulado já subiram 2,5% para os consumidores domésticos a 1 de Janeiro, o que representa um aumento de 1,18 euros numa factura média mensal de 47,6 euros.

Quanto aos dados da estimativa rápida do Eurostat, relativamente às principais componentes da inflação na zona do euro, na rubrica alimentos, álcool e tabaco são esperadas as maiores taxas anuais em Dezembro (1,2% contra 1,5% em Novembro), seguida pelos serviços (1,1% em comparação com 1,2% em Novembro). Já os bens industriais não energéticos subiram 0,5% e a energia caiu 5,9% em comparação com a queda de 7,3% registada em Novembro.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Preços na produção industrial aumentam 19,9% em Dezembro de 2021

Partilhar               O Índice de Preços na Produção Industrial (IPPI) registou uma variação homóloga de 19,9% …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.