Início / Agenda / Tagus faz sessão de esclarecimento sobre desenvolvimento local e Bolsa de Terras

Tagus faz sessão de esclarecimento sobre desenvolvimento local e Bolsa de Terras

A Tagus – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior vai realizar uma sessão de divulgação, no próximo dia 16 de Setembro, pelas 18h, na Quinta do Côro, em Sardoal, com o intuito de esclarecer a população sobre a abertura de um novo concurso aos apoios do Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC Rural). O programa integra, também, uma apresentação da Bolsa Nacional de Terras.

Esta sessão surge na sequência da Tagus ter iniciado, no passado dia 5 de Setembro, o período de recepção de candidaturas de projectos em Abrantes, Constância e Sardoal, inseridos na operação 10.2.1.3. “Diversificação de Actividades na Exploração Agrícola”, do DLBC Rural, integrado no Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020), no âmbito do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER).

Para o concurso aberto até 15 de Dezembro, a Tagus – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior dispõe de 222 mil euros, para apoiar investimentos no desenvolvimento de actividades, na exploração agrícola, que não sejam de produção, transformação ou comercialização de produtos e contribuam directamente para a manutenção ou melhoria do rendimento do agregado familiar, fixação da população, ocupação do território e o reforço da economia rural.

Apoio de 50% com criação de emprego

Os projectos dos agricultores ou membros do seu agregado familiar aprovados nesta operação poderão contar com um apoio de 40% das despesas elegíveis, e 50% se criarem um ou mais postos de trabalho. Os investimentos têm um limite de 200 mil euros e devem inserir-se nas actividades económicas unidades de alojamento turístico, serviços de recreação, lazer e outros indicados no aviso do concurso da Associação do Ribatejo Interior.

Já em relação à Bolsa Nacional de Terras, a Tagus, como Gestora Operacional (GeOp) deste incentivo do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, pretende informar a população sobre as vantagens da iniciativa, que visa facilitar o acesso a terrenos, cujos donos não os podem trabalhar, para arrendamento, venda ou outros tipos de cedência, dando-os a conhecer através de um sistema informático disponível no sítio da Internet em www.bolsanacionaldeterras.pt.

Para inscrição nesta sessão, mais informações e consulta dos avisos e legislação da operação, deve ir ao sítio na Internet da Tagus, aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.