Início / Agricultura / TAGUS apresenta na Praça do Ribatejo Interior selecção de produtos locais para a Páscoa

TAGUS apresenta na Praça do Ribatejo Interior selecção de produtos locais para a Páscoa

Os Cabazes da Páscoa são o mais recente lançamento na página da Internet da Praça do Ribatejo Interior (aqui), projecto da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior. Cumprindo a missão de criar uma montra dos territórios do interior do País, estes cabazes são compostos por produtos dos concelhos de Abrantes, Constância e Sardoal.

Nestes concelhos são bem conhecidas as celebrações da Páscoa, desde as Festas da Boa Viagem de Constância à Semana Santa de Sardoal, onde a doçaria e o artesanato são também predominantes. Esta é uma época festiva, que além dos eventos tradicionais, conta com a união das famílias e as habituais ofertas entre padrinhos e afilhados, explica uma nota de imprensa da TAGUS.

Com a Praça, os produtos locais, na forma de cabazes, “são uma excelente oferta que pode chegar facilmente a qualquer parte do país, o que resulta num aumento das vendas dos produtores e um maior reconhecimento dos produtos do Ribatejo Interior”, acrescenta a mesma nota.

A plataforma online conta com seis opções de cabazes para esta Páscoa, onde se poderão encontrar combinados produtos como vinhos, azeites, cervejas, licores, queijos, enchidos, mel e doces (compotas, marmeladas, bolachas, figos, entre outros). O valor dos Cabazes da Páscoa varia entre os 21,66€ e os 43,35€. Para além destes cabazes, é possível personalizar a gosto com os produtos disponíveis na plataforma.

As encomendas, para além de poderem ser recebidas em casa, podem ser levantadas nos pontos de recolha da Praça: o espaço Cá da Terra, em Sardoal, no Welcome Center – Turismo de Abrantes, e no Posto de Turismo de Constância. O objectivo da TAGUS com esta iniciativa é contribuir para o escoamento da produção destes agentes de Abrantes, Constância e Sardoal, nesta época especial de consumo.

Praça do Ribatejo Interior

Relembre-se que a Praça do Ribatejo Interior ficou disponível online, no mês Novembro de 2022, por acção da TAGUS e dos Municípios de Abrantes, Constância e Sardoal, e agrega de momento os agroalimentares de 22 produtores da região, mas está preparada para que mais produtores possam integrar com os seus artigos. Já vendeu, aproximadamente, duas centenas de encomendas. “Um dos produtos mais procurado continua a ser o nosso azeite, fruto da já conhecida produção de qualidade da região”, salienta a mesma nota.

Com a criação desta plataforma de e-commerce, a TAGUS pretende introduzir uma forma mais simples e mais rápida de levar os produtos do Ribatejo Interior, não só junto da população residente, como das diásporas do Ribatejo Interior a qualquer parte do país.

Este projecto, desenvolvido pela TAGUS, enquadra-se na candidatura à operação 10.2.1.4 – cadeias curtas e mercados locais, do Programa Nacional de Desenvolvimento Rural (PDR 2020), inserida no Portugal 2020, co-financiada pelo FEADER – Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural, para permitir apoiar estes actores da sua área de intervenção no escoamento das suas produções e fomentar o contacto entre quem produz e quem consome, tornando os produtos mais acessíveis a qualquer parte do país. E assim contribuir para o desenvolvimento da economia regional.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Webinar “Impacto sócio-económico do olival no mediterrâneo” apresenta projecto europeu Artolio

Partilhar              A APPITAD — Associação de Produtores em Protecção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro promove …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.