Syngenta apresenta embalagens Evopac para uso seguro dos fitofarmacêuticos

A Syngenta apresentou o Sistema de Transferência Fechada (CTS) easyconnect na 8ª Formação Técnica para a Produção de Cereais de Outono/Inverno, realizada no dia 9 de Maio, no INIAV, em Elvas. E lançou a nova geração de embalagens Evopac, a qual é compatível com o sistema CTS easyconnect e está disponível nos produtos Orondis Ultra, Score 250 EC, Ampligo, Amistar Top, entre outros produtos do portfolio Syngenta.

Gilberto Lopes, Field Technical Lead Atlantica & Norte, deu a conhecer a tecnologia CTS easyconnect, que “aumenta a segurança no manuseamento dos produtos fitofarmacêuticos, ao permitir a transferência do produto líquido para o depósito do pulverizador, sem a necessidade de abrir e fechar a embalagem manualmente, diminuindo o risco de exposição do operador e do meio ambiente”, avança uma nota de imprensa da Syngenta.

O sistema CTS easyconnect foi desenvolvido pela indústria de protecção das plantas para tornar o processo de enchimento do pulverizador “mais seguro, mais rápido e fácil”, adianta a mesma nota.

O sistema CTS easyconnect consiste em dois componentes: uma tampa de rosca única – pré-instalada nas embalagens dos produtos – e um acoplador que se instalada no tanque do pulverizador. O acoplador é semiautomático, operado por um simples pressionar de uma alavanca e possui um sistema de enxaguamento integrado.

As embalagens Evopac têm um “design inovador e foram projectadas em colaboração com os agricultores, auscultando as suas necessidades, para facilitar o manuseamento, a transferência dos produtos para o depósito do pulverizador, a limpeza e a eliminação”. Podem ser utilizadas com e sem acoplador CTS easyconnect instalado no pulverizador.

Por outro lado, são ergonómicas, têm um gargalo central que optimiza a transferência rápida e segura do líquido; a sua pega é robusta e giratória, adaptada a utilizadores destros e canhotos, permite transportar várias embalagens em simultâneo e garante um posicionamento preciso no acoplador CTS easyconnect, realça a mesma nota.

O material translúcido da embalagem melhora a visibilidade do produto e da escala de medição, que está marcada nos dois sentidos, facilitando a dosagem e a verificação de que o recipiente vazio está devidamente enxaguado.

A Formação Técnica para a Produção de Cereais de Outono/Inverno é uma iniciática conjunta da Anpoc — Associação de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais, do INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e do Instituto Politécnico de Beja, que tem por objectivo formar agricultores, técnicos de organizações de produtores, alunos de cursos da área agronómica e técnicos de empresas do sector agrícola em contexto real.

A formação, apoiada no acompanhamento de parcelas específicas ao longo do ano agrícola, está focada na optimização dos factores de produção ao longo das diferentes fases vegetativas dos cereais, em função do potencial dessas parcelas; e orientada para a estabilidade e rentabilidade das produções.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.