Início / Agricultura / Symington lança Graham’s Porto Vintage The Stone Terraces de 2021

Symington lança Graham’s Porto Vintage The Stone Terraces de 2021

A família Symington acaba de anunciar o engarrafamento do Graham’s Porto Vintage The Stone Terraces de 2021. Nascido de duas parcelas de baixas produções, com menos de três hectares, distribuídas por vinhas em estreitos socalcos, na principal propriedade da Graham’s no Douro, a Quinta dos Malvedos, este Porto Vintage é apenas produzido nos anos em que as vinhas proporcionam vinhos de elegância e complexidade incomparáveis.

Esta é apenas a quinta vez que a Symington decide produzir um Graham’s Porto Vintage The Stone Terraces, juntando o ano de 2021 às edições anteriores de 2011, 2015, 2016 e 2017, avança o produtor em nota de imprensa.

O Porto Vintage The Stone Terraces 2021 possui aromas vivos e frescos, com o traço inconfundível de fruto tropical – cunho marcante deste vinho –, caracterizando-se, também, por ser um vinho concentrado, mas ao mesmo tempo supremamente refinado com taninos polidos e acidez tensa, que desenha exímia elegância e equilíbrio.

Para comercialização serão engarrafadas apenas 4.800 garrafas de 75cl e 280 garrafas “tappit Hen” (triplas de 225cl), o que corresponde a apenas dois por cento da produção total da Quinta dos Malvedos, em 2021. O vinho será também lançado en primeur, durante a primavera deste ano.

No que toca ao ciclo de crescimento e à vindima de 2021, estes foram dos mais frescos dos últimos anos, pautados por condições moderadas que favoreceram maturações mais lentas e graduais, com bom equilíbrio. Destaque-se que as vinhas stone terraces estão maioritariamente plantadas com Touriga Nacional, em idade adulta, mas existem também algumas pequenas plantações mais recentes de Touriga Franca, Sousão e Alicante Bouschet. As uvas destas vinhas foram vindimadas em simultâneo e cofermentadas (vinificadas em conjunto) de modo a realçar a complexidade, estrutura e frescura do Porto Vintage The Stone Terraces 2021.

Ao avaliar os melhores vinhos produzidos, em 2021, em todas as quintas da família Symington, no Douro, Charles Symington, director de produção, ficou “verdadeiramente impressionado pela qualidade dos vinhos oriundos dos socalcos da Quinta dos Malvedos”.

A família tomou, portanto, a decisão rara de efectuar um engarrafamento limitado de Graham’s Porto Vintage The Stone Terraces. “Há muito que a minha família valoriza os muros de pedra, construídos à mão, da Quinta dos Malvedos, por produzirem vinhos com um perfil incrível e único, que se distinguem claramente dos restantes vinhos ali produzidos. Após o abandono que se seguiu à phylloxera, estes socalcos foram meticulosamente reconstruídos à mão em finais do século XIX, pensados para produzir vinhos do Porto de excecional concentração e poder, com recurso a técnicas de viticultura seculares”, referiu Charles Symington.

O responsável explicou ainda que “enquanto os Malvedos têm uma exposição maioritariamente a sul, os socalcos stone terraces são constituídos por duas vinhas com exposições mais frescas: a primeira, designada “Port Arthur” tem duas parcelas confrontantes, com exposições poente e nascente, enquanto a segunda, conhecida por “Vinha dos Cardenhos”, está orientada a norte.

Os muros de xisto destes socalcos possuem a particularidade de armazenar, ao longo do dia, o calor solar, que é depois lentamente libertado durante a noite. Este fenómeno favorece o evoluir das maturações de modo gradual e mais homogéneo e este efeito, além das exposições mais frescas, explica o fascínio destas vinhas que trabalhamos e o porquê de darem origem a um dos melhores vinhos que produzimos no Douro.”

Uma vez que estas vinhas em socalco consistem de pequenas parcelas de produção muito restrita, a qualidade nem sempre está necessariamente alinhada com a tendência dos anos Vintage clássicos – tal como se verificou em 2021.

A família sentiu que a melhor expressão do ano residiu nas suas principais propriedades, decidindo-se então por engarrafar os seguintes Portos Vintage de Quinta:

  • Cockburn’s Quinta dos Canais 2021 Porto Vintage
  • Dow’s Quinta do Bomfim 2021 Porto Vintage
  • Dow’s Quinta da Senhora da Ribeira 2021 Porto Vintage
  • Graham’s Quinta dos Malvedos 2021 Porto Vintage
  • Warre’s Quinta da Cavadinha 2021 Porto Vintage

Após cuidada avaliação destes Portos Vintage de Quinta, a família decidiu lançar em 2023, en primeur, uma pequena quantidade de Porto Vintage Quinta do Bomfim 2021. Os restantes Vintage envelhecerão nas garrafeiras da família para lançamento futuro.

A família optou por não engarrafar Vintage da Quinta do Vesúvio, uma vez que a adega esteve fechada na vindima de 2021 devido a restrições relacionadas com o covid-19. Foi o segundo ano (a seguir a 2020), desde a construção da adega em 1827, que não houve pisa nos lagares. Mantendo-se fiéis à tradição, a família decidiu-se por não engarrafar Porto Vintage 2021 da Quinta do Vesúvio.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Agro.Ges: prevê-se uma transferência de áreas ocupadas por cereais para culturas leguminosas

Partilhar              “Não se esperam alterações na área ocupada pelos solos agrícolas e florestais da União Europeia, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.