Início / Empresas / Svitzer participa em operação de reboque de navio ao largo do Tejo

Svitzer participa em operação de reboque de navio ao largo do Tejo

A Svitzer, empresa multinacional de rebocadores, em coordenação com as autoridades marítimas e portuária, procedeu hoje, 22 de Janeiro, a uma operação de reboque de um navio, que encalhou esta tarde na foz do rio Tejo.

Trata-se do navio cargueiro M/V “Levant Horizon”, de bandeira do Panamá e 122 metros de comprimento, com uma tripulação de 14 elementos, que não possuía carga a bordo.

A empresa, contactada pela Administração do Porto de Lisboa, disponibilizou de mediato dois dos seus rebocadores, o “Svitzer Funchal” e o “Svitzer Leixões”, para participar na operação de reboque do navio, que encalhou cerca das 14 horas junto ao forte de São Lourenço do Bugio, com 14 pessoas a bordo.

A operação realizou-se com sucesso tendo o navio sido libertado cerca das 19h30 e encaminhado depois para o cais. Segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN), o navio seguiu a reboque para o porto de Lisboa, onde será realizada uma vistoria de segurança.

cargueiro encalhado bugio_alterada“A Svitzer orgulha-se de poder contribuir de forma positiva com a sua experiência, e logisticamente, nestas situações imperativas e de forma humanitária, reiterando desta forma a sua disponibilidade para, sempre em coordenação com as entidades adequadas, dar resposta a eventuais situações de apoio e assistência actuando 24 horas por dia como um parceiro activo na promoção da segurança no Porto de Lisboa, Setúbal e Sines”, afirma um comunicado da empresa.

A Autoridade Marítima Nacional, através do capitão do Porto de Lisboa, coordenou toda a operação de reboque do navio, em colaboração com a autoridade portuária e pilotos da barra e com o centro de coordenação de busca e salvamento marítimo da Marinha. A Polícia Marítima acompanhou todo o processo no local.

As causas do incidente são ainda desconhecidas. 

Especialista há mais de 1800 anos

A Svitzer está na “vanguarda dos serviços marítimos especializados há mais de 180 anos”, acrescenta a mesma fonte. Com 4.500 trabalhadores em 40 países e uma frota de mais de 500 embarcações construídas com “os mais elevados padrões de qualidade e inovação”, a Svitzer é líder mundial no sector de reboques portuários em terminais e alto mar, operações de salvamento marítimo e resposta de emergência.

A empresa opera em Portugal desde 2005 contando com uma frota de 8 embarcações. A Svitzer faz parte do universo do AP Moller Maersk Group, uma das maiores empresas de navegação do mundo que opera em 130 países e tem mais de 108 mil funcionários.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

IFAP paga 119 M€ de apoios aos sectores agroflorestal e das pescas em Setembro

Partilhar              O Ministério da Agricultura e da Alimentação informa que, no final do mês de Setembro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.