Início / Agenda / Sustentabilidade é o mote da Bienal de Turismo de Natureza 2019

Sustentabilidade é o mote da Bienal de Turismo de Natureza 2019

A sustentabilidade é o mote da Bienal de Turismo de Natureza 2019 (BTN’19), a decorrer em Aljezur de 22 a 24 de Fevereiro. O evento conta já com 48 expositores confirmados, 50 Oficinas do Conhecimento, 8 debates marcados e um espaço b2b.

A Vicentina–Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, enquanto promotora do evento, quer provocar a reflexão sobre o desenvolvimento do território da região do Algarve nos próximos anos.

O encontro vai juntar profissionais do turismo, empresários, decisores públicos, entidades certificadoras e investigadores em torno do sector do turismo, naquela que é a principal região turística do País.

“Ao lançar assim um debate profundo e multifacetado sobre a sustentabilidade do turismo, pretende-se assegurar que o tema ocupe no presente e no futuro um lugar de destaque na agenda do desenvolvimento regional”, realça a organização do evento.

Efeito predador de recursos naturais que o turismo pode provocar

Convencida do efeito predador de recursos naturais, patrimoniais, humanos e identitários que a indústria do turismo pode provocar e, consequentemente, da importância do planeamento estratégico e da operacionalização de medidas para a sustentabilidade, a Vicentina quer desafiar o Algarve a olhar para um futuro mais sustentável, com especial atenção para as zonas de baixa densidade e áreas protegidas, onde um impacto turístico menos pensado pode causar danos irreparáveis na região.

Programa

Do programa da BTN’19 constam, entre outros, um leque de oradores ligados às principais ferramentas de certificação e directrizes de boas práticas, debates dinamizados através de um conjunto de mesas redondas com intervenientes regionais e nacionais, e mais de 50 oficinas de conhecimento sobre património natural e cultural, actividades de turismo de natureza, qualificação, gestão e certificação.

A BTN’19 é co-financiada pelo CRESC Algarve e pelo Município de Aljezur e conta entre outros parceiros a Região de Turismo do Algarve, a Associação In Loco e a Associação Terras do Baixo Guadiana.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

AJAP leva a Bruxelas debate sobre cooperação, desenvolvimento e ajuda humanitária

Partilhar              O director-geral da AJAP — Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, Firmino Cordeiro, marcou presença …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.