A FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores tem em curso um um pequeno questionário online, de apenas três perguntas, no âmbito das conversações que está a ter com o Gabinete da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, e com a agência de gestão do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC Continente), para enquadrar uma medida que apoie o investimento na substituição de coberturas que contenham amianto.
De acordo com a lei 63/2018 que limita a colocação no mercado e a utilização de substâncias perigosas, não é permitida a utilização de produtos que contenham fibras de amianto na construção ou requalificação de edifícios, instalações e equipamentos privados.
“Assim, é fundamental a sua colaboração para desenhar a medida de acordo com as reais necessidade do sector”, refere uma nota da FPAS.
Pretende a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores saber quantos produtores têm coberturas que contenham fibras de amianto; em quantas explorações; e qual é a área estimada de cobertura a substituir.
Pode responder ao questionário aqui.
Agricultura e Mar