Início / Pecuária / Suinicultores atravessam “a maior crise de sempre”

Suinicultores atravessam “a maior crise de sempre”

O sector da suinicultura está “hoje a atravessar a maior e mais dramática crise de sempre”, disse na terça-feira o vice-presidente da Federação dos Suinicultores de Portugal, David Neves, aos deputados da Assembleia Nacional, na Comissão de Agricultura e Mar.

O responsável da Federação defendeu que este “há sucessivos anos que se produzem diplomas inaplicáveis” que, na prática, dificultam a vida dos suinicultores. “Este sector está na iminência de desaparecer”, frisou David Neves.

O vice-presidente da Federação atribuiu a responsabilidade do colapso anunciado às práticas de dumping e de promoções sistemáticas da grande distribuição “à custa da produção nacional”.

O “momento exige a tomada de medidas urgentes para a salvaguarda deste tecido produtivo”, sob pena de Portugal aumentar ainda mais a sua dependência externa. David Neves defende que “é preciso fiscalizar as acções da grande distribuição”, e desbloquear o dossier da exportação, paralisada desde 1998, investir na rotulagem com a marca de Portugal e ainda fiscalizar os rótulos e os preços da carne que está nas prateleiras dos supermercados.

No imediato, e para evitar o colapso da fileira – cujo nível de aprovisionamento já chegou à auto-suficiência, tendo entrado em queda nos anos 1990 -, é fundamental “que os nossos porcos sejam pagos ao preço dos porcos dos nossos parceiros espanhóis, são mais 20 cêntimos” por quilo, advogou David Neves.

Se nada for feito, avisa o vice-presidente da FSP, “hoje e nos próximos seis meses desaparecem 50% da produção nacional”, levando consigo a indústria do sector. A crise no setor já vem de trás, segundo a Federação, e deve-se a “problemas estruturais”.

O licenciamento é outra dificuldade que acresce aos suinicultores, já que podem demorar “cinco ou dez anos”, disse David Neves.

Face às preocupações da Federação manifestadas perante os deputados que integram a comissão parlamentar, o deputado social-democrata, Maurício Marques, revelou que o grupo parlamentar do PSD vai requerer a audição da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED) sobre a matéria.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.