Início / Agricultura / Sub-directora-geral da DGAV: “população em geral desconhece a realidade da agricultura”

Sub-directora-geral da DGAV: “população em geral desconhece a realidade da agricultura”

A Anipla – Associação Nacional da Indústria para a protecção das Plantas  foi falar com Ana Paula Carvalho, subdirectora-geral da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV). Em entrevista à FitoSíntese, a revista da Anipla, de Julho, aquela responsável disse que a “população em geral desconhece a realidade da agricultura, as suas dificuldades e desafios, mas também os excelentes exemplos de inovação que têm permitido aumentos de produção, melhorias de qualidade dos produtos e redução do uso de factores de produção, tornando a agricultura cada vez mais sustentável”.

Para Ana Paula Carvalho, o consumidor “tem uma ideia frequentemente negativa da agricultura, associando a agricultura desenvolvida ao uso massivo de pesticidas, à intensificação da produção pecuária, à ‘artificialização’ da produção vegetal. Isso não corresponde à realidade, porque tanto a sociedade como a comunidade científica são cada vez mais exigentes e os programas de pesquisa de resíduos têm critérios qualitativos apertadíssimos. Da mesma forma, os programas de sanidade e bem-estar animal são também muito controlados. Hoje, os chamados ‘casos’ são em número cada vez mais reduzido e são altamente penalizados”.

Aquela responsável salienta ainda que, de forma geral, os manuais escolares “transmitem às nossas crianças uma ideia errada da agricultura actual, relevando o uso de pesticidas e uma forte intensificação. É fundamental transmitir ao consumidor que o agricultor é o pilar do seu dia-a-dia, é da sua actividade que resulta o alimento que se come à refeição”.

Os desafios da agricultura

Quanto aos desafios do sector agrícola para os próximos anos, subdirectora-geral da DGAV diz que “terá que saber lidar com uma cada vez maior exigência dos consumidores em matéria de qualidade e de diversidade de alimentos”, mas também com “crescentes limitações à utilização de determinados recursos, como sejam a água, os fertilizantes e os produtos fitofarmacêuticos”.

Ana Paula Carvalho refere ainda que o “sector tem igualmente que continuar a ajustar-se ao desafio da globalização de mercados”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto RumiRes lança questionário a produtores de pequenos ruminantes sobre biossegurança e utilização de antibióticos

Partilhar              A Escola Superior Agrária de Viseu (Instituto Politécnico de Viseu) tem em curso um inquérito …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.