Início / Agricultura / SOS Animal Açores. A nova plataforma online para denúncias de maus tratos a animais

SOS Animal Açores. A nova plataforma online para denúncias de maus tratos a animais

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da Direcção Regional da Agricultura, disponibiliza, a partir de terça-feira, 6 de Outubro, uma plataforma online designada ‘SOS Animal Açores’, com o objectivo de agilizar o processo de denúncia de maus tratos e abandono de animais em toda a Região.

“O Governo dos Açores disponibiliza a partir de terça-feira uma plataforma online que permite a qualquer cidadão apresentar, com confidencialidade e de forma rápida, denúncias de maus tratos de animais, bem como a identificação de situações de abandono, negligência ou abuso, desencadeando um processo de verificação e encaminhamento para as autoridades competentes na matéria”, afirmou João Ponte.

O secretário Regional acrescentou que a gestão deste projecto está a cargo da Direcção Regional da Agricultura, em articulação com os Serviços de Desenvolvimento Agrário das diferentes ilhas, bem como com os Centros de Recolha Oficial de animais, canais municipais e GNR.

A plataforma pode ser acedida aqui.

Ferramenta digital

João Ponte salientou que esta nova ferramenta digital permitirá fortalecer a cooperação e a interligação entre várias entidades com responsabilidade em matéria do bem-estar animal nos Açores, de modo a dar uma resposta cada vez mais célere e eficaz, após a identificação das situações de abandono, negligencia ou abuso de animais de companhia ou errantes.

O governante destacou também que, desde Junho, que o Governo dos Açores tem em funcionamento uma base de dados regional para Registo de Animais de Companhia e Errantes (RACE), que permite o registo obrigatório destes animais, por parte dos Centros de Recolha Oficial (CRO) e que será alargada à administração local, forças de segurança e clínicas veterinárias.

Registo obrigatório de animais

Esta ferramenta surge “não só da intenção de tornar gratuito o registo obrigatório de animais, bem como da necessidade do cumprimento da legislação regional pelos CRO, nomeadamente com valências adicionais que não existem na base de dados nacional criada em 2019 e designada por Sistema Informação de Animais de Companhia – SIAC”, realça o Executivo açoriano.

O secretário Regional da Agricultura e Florestas salientou que o Governo dos Açores tem dado a máxima atenção à temática do bem-estar animal, acrescentando que, na actual legislatura, foram dados “passos muito significativos” na defesa e protecção dos animais, conforme atenta a diminuição em 50% do número de animais que deram entrada nos canis municipais e CRO, passando de 5.339 para 2.638 animais.

João Ponte adiantou ainda que as esterilizações aumentaram 39%, as vacinações cresceram 34% e as desparasitações registaram um aumento de 46%, enquanto as eutanásias de animais diminuíram 80%, passando de 1.865 para 401.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Feira de Inovação Agrícola do Fundão já tem inscrições abertas para empresas e projectos do sector

Partilhar              A terceira edição da Feira de Inovação Agrícola do Fundão irá decorrer, entre os dias …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.