Início / Empresas / Sonae Campus abre portas às comunidades científica-tecnológica, académica e empresarial para testar soluções sustentáveis

Sonae Campus abre portas às comunidades científica-tecnológica, académica e empresarial para testar soluções sustentáveis

O Sonae Campus, parque empresarial onde está localizada a sede do grupo Sonae, vai abrir as portas às comunidades científica-tecnológica, universidades, startups e todas as empresas interessadas em testarem e avaliarem as suas soluções inovadoras de sustentabilidade em ambiente real. Esta iniciativa, denominada Social Innovation and Open Community Lab, surge no âmbito do projecto europeu PROBONO e integra o Porto Living Lab, que tem como missão implementar soluções integradas de biodiversidade e de energia, eficientes e sustentáveis, para promover e facilitar a transição energética e a descarbonização das empresas e dos países.

A iniciativa Social Innovation and Open Community Lab está focada em possibilitar o teste de novas soluções em temas de sustentabilidade, com foco em energia, biodiversidade e circularidade, beneficiando dos edifícios, infra-estruturas e soluções sustentáveis do Sonae Campus.

Os interessados podem submeter as suas candidaturas online até ao dia 11 de Junho de 2024 (aqui), existindo a possibilidade de participar num Open Day, no dia 4 de Junho, para conhecerem todas as valências dos espaços. Estima-se que cada projecto tenha uma duração máxima de 6 meses, uma vez que o objectivo desta iniciativa é testar e avaliar novas soluções com um elevado nível de maturidade, ao invés do seu desenvolvimento.

João Günther Amaral, administrador executivo da Sonae, afirma que “Portugal necessita de criar um forte ecossistema de inovação na área da sustentabilidade. Por isso, estamos empenhados em colaborar com universidades, centros de investigação, startups e empresas para trazer os seus projectos à luz do dia, proporcionando-lhes a oportunidade de testar as suas soluções em ambiente real no Sonae Campus Living Lab. Este trabalho conjunto é essencial para responder aos desafios de sustentabilidade do mundo actual e proteger o planeta, as pessoas e a comunidade. Ao mesmo tempo, permite-nos cumprir com a nossa missão de levar os benefícios do progresso e da inovação a um número crescente de pessoas”.

O júri que irá avaliar as candidaturas está dividido em três áreas: Energia Sustentável, com Raul Bonito (R&D and Innovation Energy Solutions Manager na Capwatt) e Joana Vasconcelos (R&D and Innovation Renewable Fuels na Capwatt), Ambiente e Biodiversidade, com Sónia Cardoso (Head of Sustainability na Sonae SGPS) e Marco Aurélio Nunes (Director, Investment Management na Sierra) e, por fim, Economia Circular, com Marlos Silva (R&D + I Director e Area Leader Digital & Innovation na MC) e Tiago Oliveira (Senior Project Manager na Sonae SGPS).

O Sonae Campus integra edifícios que são uma referência em termos de construção sustentável e ecoeficiência, como é o caso do Sonae Maia Business Center e do Sonae Tech Hub, que está entre os 100 edifícios no mundo com a maior pontuação pelo United States Green Building Council no âmbito da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

Estão implementados diversos projectos de promoção de sustentabilidade no Sonae Campus, nomeadamente de produção de energia fotovoltaica para autoconsumo e para venda à rede, criação uma comunidade de energia renovável, de soluções de mobilidade eléctrica, promoção da biodiversidade em espaços verdes com a criação de hortas urbanas, um projecto de apicultura, paredes verdes, caixas ninho para aves, redução de corte do prado e charcas que, para além da biodiversidade, promovem a retenção de água.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Century 21 leva casa ecológica ao Rock in Rio

Partilhar              A Century 21 Portugal é a rede imobiliária oficial do Rock in Rio e, em …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.