Portugal continental vai manter-se em situação de contingência até 14 de Outubro, para fazer face à pandemia da Covid-19. A decisão foi tomada hoje, 24 de Setembro, em Conselho de Ministros, não estando previstas alterações às medidas que estão actualmente em vigor.
Na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, referiu, contudo, que o Governo “está sempre disponível para rever o conjunto de regras” em vigor.
“Sabemos que na fase que estamos a viver aquilo que importa é termos um conjunto de regras definido e estável, um comportamento individual e de grupo que respeite todas as indicações de prevenção da doença, e uma avaliação sobre os eventos e convívios que cada pessoa tem neste período. Não é apenas com medidas que se controla a pandemia, mas também com a atitude de cada um”, disse ainda a governante.
Preparar o Serviço Nacional de Saúde
A ministra disse também que o Governo “está a preparar o Serviço Nacional de Saúde para o actual momento, tendo sido já apresentado o programa de Outono/Inverno, que está a ser debatido no Conselho Nacional de Saúde e no Conselho Económico e Social”.
“Aguardamos comentários e sugestões e faremos uma apresentação final desse relatório, sendo que, de dois em dois meses, também olharemos para as medidas que se encontram previstas para vermos se são necessárias medidas adicionais”, acrescentou Mariana Vieira da Silva.
Agricultura e Mar Actual