Início / Agricultura / Sistema de Alqueva já está ligado ao Sistema de Santo André

Sistema de Alqueva já está ligado ao Sistema de Santo André

A EDIA — Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva informa que teve hoje, 3 de Março, início a transferência de água entre o Sistema de Alqueva e o Sistema de Santo André, permitindo assim reforçar o abastecimento de água à Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) por parte da Águas de Santo André.

A obra, levada a cabo pela EDIA, compreende um troço de 17 km que liga o Adutor Roxo-Sado ao sistema de adução à Albufeira de Morgavel.

Esta ligação “contribui significativamente para o aumento da fiabilidade do abastecimento de água ao principal Pólo industrial do País, uma vez que representa uma redundância da origem de água para fornecimento deste complexo”, refere um comunicado conjunto da EDIA e da Águas de Santo André.

Para garantir este reforço de armazenamento, a água de Alqueva teve que percorrer um total de cerca de 170 km de canais, tuneis e condutas, passando, pelo caminho, pelas barragens dos Álamos, Loureiro, Alvito, Pisão e Roxo.

Esta empreitada permitiu ainda a realização da ligação à Albufeira de Fonte Serne, que garante o fornecimento de água aos perímetros de rega de Campilhas e Alto Sado.

No actual contexto de seca, a EDIA e a Águas de Santo André, “contribuem para o aumento da resiliência dos seus sistemas fazendo face aos períodos de seca que se vêm registando”, refere o mesmo comunicado, adiantando que “Alqueva assume-se uma vez mais como reserva estratégica de água, garantindo água para regadio aos seus perímetros e perímetros confinantes, água para abastecimento público e, agora, também água para abastecimento industrial”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Bolsa do Porco – Semana 32/2022 – 2,347€ (Subida de 0,020€)

Partilhar              Análise da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores Mercado europeu A Alemanha ia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.