Início / Agricultura / Serviços de Classificação de Leite de São Miguel e Terceira tem novos equipamentos de análise

Serviços de Classificação de Leite de São Miguel e Terceira tem novos equipamentos de análise

Os Serviços de Classificação de Leite da Ilha de São Miguel e da Ilha Terceira contam, a partir deste mês, com dois novos equipamentos Bactoscan FC+ de nova geração, aumentando assim a sua capacidade e celeridade na análise das amostras de leite cru de vaca para efeitos de classificação, no que se refere à Contagem Microbiana Total (CMT).

Estes novos equipamentos permitem analisar 200 amostras por hora, ou seja, mais de 30% em relação à geração anterior, que está ao dispor do Serviço de Classificação de Leite dos Açores desde o ano de 2000, refere uma nota de imprensa do Executivo açoriano.

Englobando um montante global de 660 mil euros, este reforço de meios permite agora aos Serviços de Classificação de Leite melhorar a sua eficiência do processo e aumentar a sua capacidade de processamento de análises.

A sua entrada em funcionamento irá traduzir-se também numa redução significativa do tempo de divulgação dos resultados junto dos produtores – 24 a 30 horas -, um factor fundamental para a boa gestão das explorações.

Qualidade da produção de leite nos Açores é “prioridade política”

O secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, assumiu hoje, 5 de Abril, que a qualidade da bovinicultura de leite nos Açores é uma “prioridade na política pública”, destacando o arquipélago como “uma região produtora de leite”.

Para António Ventura, o Governo açoriano pretende, desta forma, melhorar a “eficiência das análises qualitativas do leite e demonstrar a excelência intrínseca do leite como um objectivo continuado nos Açores”.

“Estamos na vanguarda do desenvolvimento de uma política qualitativa da produção do leite, o que constitui um factor positivo para a região”, realçou o governante.

Na passada sexta feira, foi realizada a análise da primeira amostra no equipamento da Ilha Terceira, uma acção que contou com a presença do secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.

A estratégia para a qualidade do leite é um caminho definido e articulado com a Federação Agrícola dos Açores que tem sido um parceiro construtivo no encontro de soluções da produção do Leitos nos Açores, realça a mesma nota.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Estudo: UE prefere apoiar as plantas atractivas e isso pode afectar a biodiversidade

Partilhar              Um estudo internacional com Ronaldo Sousa, da Universidade do Minho (UMinho, diz que Programa Life …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.