Início / Agricultura / Serviço de Avisos Agrícolas da Madeira alerta: há afídeos nos rebentos jovens dos citrinos

Serviço de Avisos Agrícolas da Madeira alerta: há afídeos nos rebentos jovens dos citrinos

O Serviço Regional de Avisos Agrícolas da Madeira alerta que, nos Postos de Observação Biológica (POB’s), foi observada a presença de afídeos nos rebentos jovens dos citrinos. Por isso, recomenda que “os produtores de citrinos inspeccionem os seus pomares, para a detecção visual da praga, através da observação de 10 rebentos aleatórios (2 rebentos x 5 árvores)”.

Adianta o Aviso agrícola n.º 9/2022 daquele Serviço da Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Madeira que “o tratamento com recurso aos produtos fitofarmacêuticos só deverá ser realizado quando se atingir o nível económico de ataque.

Sendo o nível económico de ataque:

  • 5 – 10% de rebentos com piolho verde dos citrinos (Aphis spiraecola) (Fig. 1);
  • 30% piolho negro dos citrinos (Toxoptera aurantii) (Fig. 2)
  • e piolho do meloeiro – (Aphis gossypii) (Fig. 3).

Segundo o mesmo Aviso agrícola, “os tratamentos com insecticidas devem ser complementados com outras medidas profilácticas”. Os produtos fitofarmacêuticos autorizados/homologados para os citrinos, podem ser consultados no site da DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, no Sifito – Sistema de Gestão das Autorizações de Produtos Fitofarmacêuticos, aqui.

Lagarta mineira dos citrinos

Quanto à lagarta mineira dos citrinos (Phyllocnistis citrella Stainton), diz o Serviço Regional de Avisos Agrícolas da Madeira que “esta praga, quando instalada, é de difícil combate. Na Primavera os adultos fazem as posturas nas folhas e as lagartas penetram no interior das folhas e alimentam-se dos seus conteúdos, traçando as típicas galerias.

Como consequência, as folhas deformam-se, deixam de exercer a sua função, caem prematuramente e comprometem o crescimento dos raminhos.

De Abril a Outubro devem observar os jovens rebentos com folhas menores que 3 cm, para localizar a presença da praga (Fig. 4 e 5)

Aviso agrícola n.º 9/2022, tem várias indicações para o agricultor sobre citrinos, pomóideas e traça do tomateiro, que pode ler aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Estação Biológica de Mértola tem vaga para Bolsa de Investigação para Doutoramento

Partilhar              A Câmara Municipal de Mértola informa que a EBM — Associação Estação Biológica de Mértola …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.