Vila Nova de S. Bento recebe de 27 a 29 de Julho a III Feira do Enchido e do Presunto, iniciativa organizada pela União das Freguesias de Vila Nova de S. Bento e Vale de Vargo com o apoio do Município de Serpa.
A inscrição para expositores é aceite até hoje, dia 10 de Julho de 2018. Pode ver mais informação aqui. Ficha de inscrição aqui.
A edição de 2018 da Feira do Enchido e do Presunto, pretende afirmar-se como mais um expressivo momento de dinamização económica e de valorização e salvaguarda dos recursos endógenos, em particular os ligados à transformação de Porco de Raça Alentejana, diz fonte da autarquia.
E tudo isto aliando a componente comercial e os momentos de animação cultural com a componente técnica e científica, sendo marcada por várias experiências gustativas e exposições.
Mostra de “Mangotes de Aldeia Nova”
No primeiro dia, destaque para a I Mostra de “Mangotes de Aldeia Nova” uma especialidade gastronómica local, com a certificação “tradicional.PT” que conta com a participação de produtores locais, da Comida Independente – Charcutaria e Mercearia, da Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e do INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária.
O segundo dia da iniciativa é marcado pela constituição de um referencial de caracterização organolética dos “Mangotes de Aldeia Nova” e o Concurso Experimental de Linguiça Curada, iniciativas a cargo do Painel de Provadores de Enchidos do Sul de Portugal, (constituído na anterior edição desta Feira, em 2017), bem como a tertúlia “ Presunto – como harmonizar com Vinho” dinamizada por Teresa Gomes, Sommelier distinguida em 2017 como “Sommelier do ano” pela revista “Grandes Escolhas”.
Neste dia, outra das actividades a referir é o porco assado no espeto.
Entrega de prémios
No dia de encerramento serão entregues os prémios e as menções honrosas do Concurso Experimental de Linguiça Curada e haverá degustação de enchidos.
Durante os três dias haverá prova e venda de enchidos e presuntos e a exposição etnográfica “Do alguidar à panela”.
Agricultura e Mar Actual