A Feira do Queijo do Alentejo realiza-se nos dias 24, 25 e 26 de Fevereiro, no Parque de Feiras e Exposições de Serpa, e conta com mais de 140 expositores inscritos, entre produtores e outras entidades, avança a autarquia.
Estarão representados queijos de todo o País com Denominação de Origem Protegida (DOP), nomeadamente Serpa, Azeitão, Castelo Branco, Évora, Nisa, Serra da Estrela, os DOP espanhóis Mehon-Menorca e Manchego, queijos da Ilha de Minorca, Galiza, Cádis e Málaga, e vários outros queijos nacionais e internacionais.
Os produtos regionais de maior qualidade, como enchidos, azeite, vinho e mel, e uma grande variedade de produtos artesanais, estarão igualmente presentes.
Do programa da Feira farão parte actividades relacionadas com a agropecuária e pastorícia, sendo de assinalar as oficinas de fabrico de queijo, a exposição de ovelhas e o concurso de raça Ilê de France, o concurso regional do Cão da Serra de Aires, as demostrações de tosquia, e uma mostra de cães de pastoreio. Integrado na Feira decorrerá também o Concurso “O Melhor Queijo da Feira do Queijo do Alentejo”.
A gastronomia e os petiscos locais serão disponibilizados nas várias tasquinhas, em simultâneo com um vasto conjunto de atividades culturais e de animação, de onde se destacam as atuações de grupos corais do concelho, representando o melhor do Cante Alentejano – Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.
Semana Gastronómica do Queijo
“Para aguçar o apetite decorrerá, de 18 a 26 de Fevereiro, a Semana Gastronómica do Queijo, no âmbito do programa SerpApetece, com os restaurantes do concelho a apresentarem ementas onde o queijo é o denominador comum. Esta iniciativa funciona igualmente como factor de promoção de Serpa, do seu património e da sua gastronomia, acrescenta a autarquia de Serpa.
A organização cabe à Câmara Municipal de Serpa e à Comissão promotora, composta pelo INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, ESA IPBeja – Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja, ACOS – Associação de Agricultores do Sul, DRAPAL – Centro de Experimentação do Baixo Alentejo, Confraria do Queijo Serpa, Rota do Guadiana ADI, União das Freguesias de Serpa, EPDRS – Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa, Escola Secundária de Serpa e Friserpa, e conta com o apoio das Juntas e Uniões de Freguesia do concelho e o patrocínio da Caixa de Crédito Agrícola.
Agricultura e Mar