Início / Agenda / Serpa. Feira do Queijo do Alentejo arranca com Concurso de Ovinos de Raça Île de France

Serpa. Feira do Queijo do Alentejo arranca com Concurso de Ovinos de Raça Île de France

A Feira do Queijo do Alentejo realiza-se nos dias 24, 25 e 26 de Fevereiro, no Parque de Feiras e Exposições de Serpa, e conta com mais de 140 expositores inscritos, entre produtores e outras entidades, avança a autarquia.

Estarão representados queijos de todo o País com Denominação de Origem Protegida (DOP), nomeadamente Serpa, Azeitão, Castelo Branco, Évora, Nisa, Serra da Estrela, os DOP espanhóis Mehon-Menorca e Manchego, queijos da Ilha de Minorca, Galiza, Cádis e Málaga, e vários outros queijos nacionais e internacionais.

Os produtos regionais de maior qualidade, como enchidos, azeite, vinho e mel, e uma grande variedade de produtos artesanais, estarão igualmente presentes.

Do programa da Feira farão parte actividades relacionadas com a agropecuária e pastorícia, sendo de assinalar as oficinas de fabrico de queijo, a exposição de ovelhas e o concurso de raça Ilê de France, o concurso regional do Cão da Serra de Aires, as demostrações de tosquia, e uma mostra de cães de pastoreio. Integrado na Feira decorrerá também o Concurso “O Melhor Queijo da Feira do Queijo do Alentejo”.

A gastronomia e os petiscos locais serão disponibilizados nas várias tasquinhas, em simultâneo com um vasto conjunto de atividades culturais e de animação, de onde se destacam as atuações de grupos corais do concelho, representando o melhor do Cante Alentejano – Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Semana Gastronómica do Queijo

“Para aguçar o apetite decorrerá, de 18 a 26 de Fevereiro, a Semana Gastronómica do Queijo, no âmbito do programa SerpApetece, com os restaurantes do concelho a apresentarem ementas onde o queijo é o denominador comum. Esta iniciativa funciona igualmente como factor de promoção de Serpa, do seu património e da sua gastronomia, acrescenta a autarquia de Serpa.

A organização cabe à Câmara Municipal de Serpa e à Comissão promotora, composta pelo INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, ESA IPBeja – Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja, ACOS – Associação de Agricultores do Sul, DRAPAL – Centro de Experimentação do Baixo Alentejo, Confraria do Queijo Serpa, Rota do Guadiana ADI, União das Freguesias de Serpa, EPDRS – Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa, Escola Secundária de Serpa e Friserpa, e conta com o apoio das Juntas e Uniões de Freguesia do concelho e o patrocínio da Caixa de Crédito Agrícola.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.