Início / Agenda / Seminário “Regeneração natural de sobreiro e azinheira – Desafios e oportunidades” marcado para 30 de Outubro

Seminário “Regeneração natural de sobreiro e azinheira – Desafios e oportunidades” marcado para 30 de Outubro

O Grupo Operacional OakRegeneration organiza o Seminário “Regeneração natural de sobreiro e azinheira — Desafios e oportunidades”, a realizar-se no próximo dia 20 de Outubro, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche, num formato híbrido. A participação é gratuita.

O evento  conta com o apoio do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), líder do Grupo Operacional OakRegeneration, e com o apoio do Observatório do Sobreiro e da Cortiça.

Neste seminário irão apresentar-se os primeiros resultados dos trabalhos de investigação do Grupo Operacional OakRegeneration, com comunicações dos Investigadores do INIAV, Augusta Costa e Jorge Capelo.

Este seminário conta também com a participação de outros investigadores que apresentam os progressos recentes da sua investigação em regeneração natural de sobreiro e azinheira nos nossos montados.

Inscrições

A participação no Seminário é gratuita mas de registo obrigatório, aqui. Pode consultar o programa completo aqui.

Segundo o INIAV, neste encontro pretende-se promover a partilha de conhecimento, a discussão e a troca de experiências entre investigadores, técnicos, proprietários florestais e todos os interessados na conservação e promoção do potencial produtivo e genético da regeneração natural de sobreiro e azinheira.

OakRegeneration

O Grupo Operacional OakRegeneration propõe a implementação de esquemas de exclusão de actividade agrícola em áreas de regeneração espontânea e em áreas potenciais de regeneração natural de sobreiro e de azinheira.

A implementação de esquemas de exclusão de actividade agrícola inclui a gestão e a condução das áreas em que ocorre regeneração natural espontânea de sobreiro e de azinheira , sempre compatíveis com os planos de gestão dos montados.

Ao gerir as áreas de regeneração natural de sobreiro e de azinheira que ocorrem espontaneamente no seus montados e ao ampliar estas áreas de ocorrência de regeneração natural com sucesso em áreas potenciais, os proprietários/gestores florestais asseguram a sustentabilidade ecológica e económica de um sistema agroflorestal de alto valor ambiental.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Produtores florestais querem 10% do Fundo Ambiental para mitigação das alterações climáticas

Partilhar              As seis federações de produtores florestais “exigem o reforço, a previsibilidade e a desburocratização do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.