Início / Agenda / Semana dos Bivalves de Setúbal arranca a 3 de Março

Semana dos Bivalves de Setúbal arranca a 3 de Março

A Semana dos Bivalves, novo evento gastronómico do município de Setúbal que conta com a participação de mais de trinta restaurantes, realiza-se de 3 a 12 de Março. O programa inclui ainda degustações, workshops, oficinas pedagógicas, uma exposição sobre pesca e um encontro de pescadores.

A primeira edição da Semana dos Bivalves, promovida pela Câmara Municipal de Setúbal, decorre em 32 restaurantes do concelho, que acrescentam à ementa diária receitas tradicionais ou pratos inovadores confeccionados com diversas espécies de bivalves, revela a autarquia em nota de imprensa.

A iniciativa integra o calendário de eventos gastronómicos da autarquia, que, no âmbito da marca Setúbal Terra de Peixe, leva à mesa o choco, a sardinha, o carapau, o salmonete, a cavala e a ostra, com o objectivo de promover os sabores da região e a dinamizar a economia e a restauração locais.

Massinha de lingueirão, arroz de navalhas, ceviche de ostras, linguini de amêijoas, arroz de berbigão e mexilhão à Bulhão Pato são algumas das iguarias presentes nas ementas dos restaurantes.

Onde

A Semana dos Bivalves passa pelos estabelecimentos 490 Taberna STB, A Casa do Peixe, Adega do Zé, Adega dos Garrafões, Antóniu’s, Cais 56, Calhabem, Casa Japonesa, Copa D’Ouro, Decor & Salteado, Flórida, Marisqueira Sab’Amar, O Batareo, O Bote e o Convés.

Os restantes aderentes são O Jacques, Pescador II, O Ramila, Oficina do Peixe, Peixe no Largo, Petisqueira do Manel, Pinga Amor Marisqueira, Rebarca, Restaurante O Migas, Restaurante Rio Azul, Restaurante Xtoria, Restinguinha, Sem Horas, Solar do Marquês, Tasca da Avenida, Tasca do Duca e Tasca Kefish.

Envolvimento da comunidade piscatória

Durante a semana gastronómica, a autarquia dinamiza várias actividades que pretendem alargar o envolvimento da comunidade piscatória e da população em geral.

A partir de 28 de Fevereiro, a “Mostra de Objectos e Artefactos de Pesca” está aberta ao público na Casa da Baía e pode ser visitada até 12 de Março, todos os dias entre as 9h00 e as 19h00.

Já a 4 e 5 de Março, entre as 12h30 e as 17h30, acontece “A vida por cima d’água – Encontro de Pescadores e Mostra de Artes e Ofícios da Pesca em Setúbal”, com o envolvimento da Associação de Pesca Artesanal de Setúbal.

O evento conta, em ambos os dias, às 12h30, com o visionamento do documentário “Fragmentos de uma vida por cima d’água”, desenvolvido pelo Centro de Memórias do Museu do Trabalho Michel Giacometti, e, às 13h00, com um almoço de pescadores.

Um workshop de aguardentes e de amêijoas e ligueirão, uma tertúlia sobre mar, uma oficina de profissões e o lançamento do livro “Na língua da maré”, de Abel Coentrão e Hélder Luís, com a participação do Coro Grupo Mútua dos Pescadores, são outras das actividades a realizar, todas na Casa da Baía.

Oficina pedagógica

Os mais novos também fazem parte do evento. No dia 11 de Março, às 15h30, na Biblioteca Pública Municipal, podem descobrir mais sobre ostras e mexilhões numa oficina pedagógica baseada no livro “A Ostra Sostra e o Mexilhão Molengão”, de Conceição Oliveira.

A sessão, de participação gratuita e lotação limitada, destina-se a crianças com mais de 5 anos e tem inscrições a decorrer até 8 de Março aqui.

Há também uma oficina sobre “As Conchas do Sado”, que vai despertar a criatividade dos mais novos com a criação de adornos a partir de conchas, além de promover valores relacionados com ecologia e protecção da natureza.

Esta actividade, igualmente para crianças com mais de 5 anos e com inscrições aqui, realiza-se a 4 de Março, às 14h30, no Centro Interpretativo do Roaz do Estuário do Sado, localizado na Casa da Baía.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Chega recomenda ao Governo reversão da extinção das Direcções Regionais de Agricultura

Partilhar              O Grupo Parlamentar do Chega (CH) recomenda ao governo que “reverta a decisão de extinção …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.