Início / Agenda / Seia organiza 40ª Feira do Queijo Serra da Estrela de 10 a 13 de Fevereiro

Seia organiza 40ª Feira do Queijo Serra da Estrela de 10 a 13 de Fevereiro

A Câmara Municipal de Seia organiza a 40ª Feira do Queijo Serra da Estrela, de 10 a 13 de Fevereiro. Um dos certames do género mais antigos da região.

Na Feira poder-se-á apreciar os sabores regionais, onde o Queijo Serra da Estrela é rei, assim como os outros produtos de reconhecido valor, como o pão, o vinho do Dão, os enchidos, o mel (mostra assegurada pela Associação de Apicultores do Parque Natural da Serra da Estrela) e a lã.

Segundo fonte institucional da autarquia, o mercado do queijo e dos produtos endógenos voltará a ser o núcleo central da feira, e de outros produtos regionais.

Cão Serra da Estrela

Paralelamente, decorrem em toda a área envolvente ao mercado, as mostras de artesanato e do Cão Serra da Estrela, organizadas em parceria com a Associação de Artesãos da Serra da Estrela e Liga dos Criadores e Amigos do Cão Serra da Estrela, respectivamente, para além de outras associações e instituições do Concelho, com tasquinhas e outros produtos.

Na feira será novamente recriada a Quinta do Pastor, onde serão apresentados, entre outros, vários exemplares de ovelhas Bordaleira da Serra da Estrela, em parceria com a Ancose – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela, e onde será ainda instalada uma pequena horta, desenvolvida pelo CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

Ordenha da ovelha

Do programa constam demonstrações ao vivo da ordenha da ovelha, cozinha ao vivo, com momentos de confecção dos pratos típicos dos pastores e um desfile com peças de burel.

De realçar, ainda, a produção ao vivo do Maior Queijo de Ovelha de Seia (segunda-feira) e a produção de enchido ao vivo (terça-feira), num processo que irá envolver vários produtores do concelho.

Pode consultar o programa completo aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Marinha Portuguesa testa protótipo da primeira ilha artificial no exercício REPMUS

Partilhar              A Marinha Portuguesa, através do CEOM — Centro de Experimentação Operacional da Marinha, desenvolveu o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.